Psicóloga Fernanda Piva: Natal e Ano Novo e as emoções
O fim do ano é representado por várias festas, confraternização de empresa, mudança de ano letivo, férias, Natal, réveillon, muitas vezes as comemorações até se emendam.
O clima muitas vezes é de alegria, porém você pode não se sentir alegre nesse momento.
A sociedade em si acaba pressionando as pessoas de um modo geral a se comportar de uma forma diferente do que você realmente pode estar se sentindo.
Para algumas pessoas, as festas podem acionar gatilhos, ou lembranças de alguém muito importante que não está mais presente, ou encontros indesejados, relacionamentos abusivos, brigas familiares, bebida em excesso, discussões, enfim, cada um tem os seus motivos e você que não está confortável nessa época, também tem os seus. Não cabe a ninguém julgar.
As emoções podem se embaralhar nesse período, gerando uma ansiedade que acaba te impedindo de vivenciar o momento presente.
Para você que está sentindo dificuldades nesse fim de ano, lembre se que você não precisa provar nada para ninguém, nós não controlamos nossos sentimentos, mais podemos escolher o que fazer com eles, portanto, acolha o que você está sentindo, respeite seus limites e trate com carinho suas emoções, se aceite nesse Natal.
A tristeza faz parte do processo de vida, mas também pode ser usada para seu autoconhecimento.
Procure estar junto de pessoas que te fazem bem. E se você conhece alguém passando por esse momento, não julgue e não cobre, a sociedade já faz esse papel. AJUDE!
Meu desejo para você nessas festas, é que você esteja em paz, e viva aquilo que realmente estiver com vontade de viver. Seja você mesmo.
E se essa tristeza fizer morada aí dentro de você mesmo após as festas, busque ajuda especializada.
O autoconhecimento é Libertador!
Com carinho,
*Fernanda Corrêa Piva Takeda – CRP 06/ 92210 – Psicóloga Clínica escreve no Jornal Cotia Agora. Instagram: @fernandapivapsicologa/

