Bolo de chocolate com calda de café

Ingredientes

Massa
5 ovos
200g de açúcar
250g de farinha de trigo
¾ de xícara de óleo
½ xícara (chá) de água
3 colheres (sopa) de chocolate em pó
1 colher (sopa) de fermento em pó
1 pitada de sal

Creme
2 caixinhas de creme de leite
Calda de café
6 colheres (sopa) de achocolatado
3 colheres (chá) de café solúvel
1 colher (sopa) de manteiga
150ml de água
Confeitos (opcional)

Modo de preparo

Massa
Separe as claras e as gemas. Bata, na batedeira, as claras em ponto de neve. Reserve em outro recipiente. Volte para a batedeira e coloque as gema com o açúcar até formar uma mistura compacta (tipo neve). Acrescente na mistura de gemas, a farinha de trigo, o óleo, a água, o chocolate em pó, o fermento e o sal. Bata bem a mistura e retire da batedeira. Adicione as claras em neve, com uma espátula. Coloque a massa numa forma de 25cm untada com manteiga. Leve ao forno a 200º até o palito sair limpo. Retire e deixe esfriar.

Creme
Bata o creme de acordo com instruções da embalagem.

Calda de café
Misture o achocolatado, o café, a manteiga e a água em uma panela. Deixe ferver por 2min em fogo baixo. Retire e deixe esfriar.

Montagem
Desenforme a massa do bolo. Corte em duas camadas. Recheie e cubra com o creme. Derrame a calda de café sobre o bolo. Finalize com os confeitos.
Sirva frio.

Do Receitinhas (Daiane Souza)