Magret de Canard + Alho Poró + Champignon

Por Beto Kodiak

Minha primeira receita no Jornal Cotia Agora, vou resgatar uma de 2017. Hoje é dia de Magret de Canard ao molho de laranja, acompanhado de alho poró ao azeite e champignon na manteiga.

Primeiro passo é preciso uma boa peça de magret, que é o peito do pato. Esta eu ganhei do meu amigo Roberto Savioli e temperei com sal, cebola, alho e ervas finas, dessas compradas nos mercados e desidratadas. Cortei em filetes sem separar a peça, para que o tempero pegasse bem e coloquei no forno médio, por uns 40 minutos, para cozinhar e assar bem, sem segredos. O molho de laranja é básico, de laranja pera com os ingredientes citados acima.
O magret é uma carne deliciosa, macia, de um sabor marcante e suave, sabendo temperar e o tempo certo no forno ou de outra forma de preparo, tenha certeza que será uma ótima refeição.

O alho poró não tem segredo, é aquele corte em tiras, aproveitando somente o talo, sem as folhas, refogando bem em azeite de boa qualidade. Eu sugiro o Andorinha ou Galo, que são os que uso aqui em casa. O Cocinero também é bom. Refogue por uns cinco minutos, a opção de deixar dar aquela torrada é de cada um. Tem receitas que gosto dele tostado, nessa, deixei ao ponto.
O champignon você pode usar esses prontos e em conserva ou pode comprar in natura, mas precisa cozinhar antes. Se quiser usar shitake ou shimeji também fica legal, desde que no ponto certo. Neste caso, usei o em conserva, lavei bem, fatiei e usei uma manteiga Beurre D’Isigny, que é muito saborosa, mas manteigas nacionais como a Aviação ou Teixeira dão um toque divino.

Daí, é aquela decorada no prato para fazer a média com a convidada (o), família, amigos, etc. Aaaahh…nesta receita ouvi The Police ao vivo em Tokyo em 2008.