Polpetone recheado com cheddar

Por Beto Kodiak

O polpetone é uma receita que intriga. Uns falam que foi criado por Toninho Buonerba, da Cantina de Napoli, restaurante de São Paulo, outros dizem que é típico da Itália sim. Bom, eu não vou entrar nesta questão de quem fez, pois eu aprendi e preparo do meu modo. Vou dar a receita para 4 porções, ou 4 polpetones.

Nesta receita usei 700 gramas de contra filé moído com as gorduras. Em uma vasilha, coloque a carne moída, com uma cebola picada em cubos pequenos, alho frito (daqueles comprados prontos), dois ovos, salsinha, pimenta do reino, sal a gosto.

Misture tudo com as mãos, vai ficar uma massa bem úmida e para dar consistência, eu uso farinha de rosca ou aquelas farofas prontas, tipo Yoki, que dá uma liga legal. Misturou tudo, é hora de fazer umas pequenas bolas que caibam na mão e com um dedo, abra um buraco neste bolinho e coloque o queijo de sua preferência, neste caso, usei o cheddar, mas pode ser mussarela (sim, com SS e não com Ç), queijo prato, requeijão, parmesão, gouda, etc. Colocou o queijo? Hora de fechar a bola. Depois dê uma enrolada nela na farinha de rosca, para dar uma pequena empanada. Pode usar aqueles empanadores da Yoki, Cordeiro, etc.

Agora é fritar a bagaça. Use pelo menos um litro de óleo para fritar uniformemente. Eu costumo deixar o óleo esquentar uns 15 minutos para começar a fritura.

Fritou, escorra em papel toalha. Separe um refratário untado com óleo e coloque os polpetones fritos espalhados. Cubra com molho de tomate (pode ser caseiro ou esses de mercado), eu ponho folhas de manjericão (pode ser desidratada também). Se quiser faça um parmegiana, ou seja, bote mussarela por cima e leve tudo ao forno quente por 20 minutos. Depois, meu amigo (a), é comer até morrer. Pode acompanhar arroz branco ou com algum ingrediente surpresa a gosto.

Música da receita: Pretenders – Thin Line Between Love and Hate