Torta folhada de legumes

Ingredientes
1 rolo de massa folhada (cortado no círculo de 25 cm)
1 abobrinha
12 tomates cerejas
50 g de queijo feta
1 punhado de pignoli
1 gema misturada com uma colher (de sopa ) de leite
Azeite
Flor de sal

Modo de preparo
Lave a abobrinha e depois corte lâminas coma ajuda de um cortador de legumes. Quando atingir as sementes, vire a abobrinha de 1/4 e continue a fazer as lâminas.
Lave e depois corte os tomates cerejas ao meio. Coloque os pignoli no forno preaquecido a 150°C , durante um pouco mais de 5 minutos, até que eles fiquem dourados. Coloque a massa em uma assadeira anti-aderente ou forrada com papel manteiga untado.
Corte 4 linhas de 12 cm o centro do círculo, a fim de formar 8 triângulos (imagine que você cortou um queijo de 12 cm de diâmetro em 8 porções) com a ajuda de uma faca. Pincele o círculo de massa com a mistura de gema e leite.
Coloque as lâminas de abobrinhas em todo o círculo de massa, deixando o centro livre e as beiradas também. Faça o mesmo com os tomates, colocando a face curva para baixo. Esmigalhe o queijo, espalhando sobre todo o círculo. Espalhe também os pignoli. Junte um filete de azeite e a flor de sal. Você pode acrescentar outros temperos a seu gosto. Dobre os triângulos sobre o recheio.
Levante também um pouco as beiradas externas para dar um contorno realçado. Você deve obter uma coroa.
Pincele os triângulos com a mistura de gema e leite. Leve ao forno, preaquecido a 180°C, por uns 15 minutos. A torta deve ficar dourada. Deixe esfriar sobre uma grelha e sirva morna ou temperatura ambiente.

Do Receita sem Fronteiras