Região pode ter novo hospital estadual, em Barueri

O governo do Estado de São Paulo e a Prefeitura de Barueri deram o primeiro passo para uma parceria que deve render um novo hospital regional à região Oeste. Durante audiência na noite de terça-feira (7), o prefeito Rubens Furlan apresentou ao governador João Doria um projeto de convênio no qual oferece uma área para a construção do hospital na cidade e também contrapartida financeira para a obra.

“Durante o processo eleitoral, falamos muito de saúde na região. E agora estamos tratando da construção de um hospital regional. Estou colocando em Barueri uma área e uma contribuição para que seja possível transformar essa necessidade em uma realidade ainda nesse governo”, afirmou Furlan, em vídeo postado, nas redes sociais, ao lado de Doria.

O governador sinalizou positivamente à proposta, que chamou de PPP – Parceria Público-Público – e deixou em aberto a possibilidade de convênio também com outras cidades da região. “Foi um passo importante. “Governo do Estado, Prefeitura de Barueri e talvez outras cidades da região juntos em busca da viabilização desse Hospital Regional, um sonho dessa região”, afirmou.

Doria falou ainda sobre as próximas etapas da negociação. “Vamos conversar com os secretários da Fazenda e da Saúde. Demos um passo largo para alcançar esse objetivo, mas ainda temos algumas etapas. O mais importante é que temos um objetivo. E tanto o Furlan quanto eu não estabelecemos objetivos para não serem cumpridos. Portanto, essa meta será alcançada”, finalizou.

Os Hospitais Regionais são unidades da referência da rede estadual de saúde em atendimentos de especialidade e alta complexidade. Hoje, na região, há apenas o Hospital Regional de Osasco, que fica no bairro de Presidente Altino, onde são realizados atendimentos de neurologia e trauma de pacientes encaminhados por todas as outras cidades. Também existem hospitais estaduais em Itapevi, Cotia e Carapicuíba, mas com menor estrutura e atendimentos menos complexos.

Por Erica Celestini – Webdiario