Represa de Cotia tem o segundo pior nível do estado e situação é crítica

Apesar da chuva que vem caindo nesta semana, não foi suficiente para melhorar o nível da represa Pedro Beicht, o sistema Alto Cotia, que abastece centenas de milhares de moradores de cidades da região.

A situação é crítica e a medição desta quarta-feira mostrou que temos apenas 36,3% da capacidade, o segundo pior nível do estado de São Paulo. A Cantareira é a pior, com 24,4%.

A Sabesp ainda não fala em racionamento, mas, nossa reportagem conversou com fontes dentro da empresa que disse que existe a espera das chuvas até o final do mês para poder elevar um pouco o nível da represa, mas internamente já se cogita sim o controle de vazão de água para as residências e empresas.

Cidades abastecidas pela Sabesp em outras regiões já estão com racionamento, como Várzea Paulista, Campo Limpo Paulista, entre outras.

Há cerca de um mês o presidente da Sabesp, Benedito Braga, disse que a empresa não tinha previsão de racionamento de água naquele momento em São Paulo. O executivo acredita que a estação chuvosa, de dezembro a fevereiro, seja suficiente para manter os mananciais em níveis saudáveis.

Os moradores de Cotia e cidades abastecidas pelo sistema precisam ter prudência e uso racional da água. Algumas dicas:

–tome banhos mais curtos e feche o registro durante o ensaboamento;
–feche a torneira enquanto escova os dentes ou faz a barba;
–deixe para lavar o carro, quintal e calçada em outro dia;
–se possível, lave a roupa e a louça em outro dia; retire o excesso de comida com um papel toalha antes de abrir a torneira.