Romaria de Caucaia do Alto a Pirapora pode fazer parte do calendário turístico oficial do Estado

Com a tradição de mais de oito décadas, a Romaria de Caucaia do Alto a Pirapora do Bom Jesus já se tornou uma das mais importantes da região e, apesar de nos últimos anos ter diminuído o número de romeiros, segue firme, atraindo milhares de fieis de Cotia e cidades vizinhas, sempre na segunda quinzena de abril.

Agora, um Projeto de Lei que entrou na Assembleia Legislativa quer incluir a romaria no calendário oficial turístico do Estado de São Paulo.

A propositura foi encaminhada pela Associação dos Romeiros de Caucaia do Alto ao Santuário do Bom Jesus de Pirapora para a Alesp, que relatou que o evento ocorre há 84 anos, como ato de fé que gera reflexos culturais e turísticos a toda a região.

Sua inserção no Calendário Oficial do Estado alicerça sua importância, relevância e o sucesso da peregrinação, que conta aproximadamente com oito mil romeiros, que transitam das mais variadas formas.

E, com base na sua conversão em lei, os peregrinos poderão contar com uma estrutura de segurança, a ser ofertada para assegurar que o trajeto transcorra em paz e devoção.

O PL está em tramitação e ainda não tem data para ser votado. Caso aprovado pelos deputados estaduais e sancionado pelo governador, a Romaria passará a ter uma melhor estrutura para os fieis.