Sábado tem mutirão de vacinação em 11 UBS de Cotia

No próximo sábado (7), Cotia realizará um mutirão de vacinação das 8h às 17h, em 11 Unidades Básicas de Saúde. Serão aplicadas todas as vacinas do Plano Nacional de Imunização, mediante análise da situação vacinal de cada pessoa, com o objetivo de ampliar a cobertura de vacinas que está bem abaixo do esperado, como no caso da vacina contra poliomielite – em Cotia, a cobertura está em apenas 56%.

Para se vacinar, basta comparecer a uma das UBS com documento de identificação. No caso das crianças, a apresentação da caderneta de vacina é obrigatória. Vão funcionar as salas de vacinas das UBS Atalaia, Arco-Íris, Portão, Mirizola, Caucaia do Alto, Água Espraiada, Jardim Japão, Assa, Rio Cotia, São Miguel e Caputera.

Baixa cobertura
De acordo com dados do DATASUS, Cotia não atingiu a meta de cobertura vacinal contra diversas doenças. Os números mostram que apenas 55% das pessoas elegíveis para se vacinarem contra a Hepatite A estão imunizadas; em relação à cobertura com a 2ª dose contra SCR (sarampo, caxumba e rubéola), aplicada em crianças de 15 meses, apenas 35% foram levadas às UBSs para serem vacinadas. No caso de doenças graves, como a meningite, os dados mostram que apenas 54% das crianças estão vacinadas.