Saiba quais são os nomes dos animais mais populares no Brasil

Você já parou para imaginar os nomes mais usados para os animais de estimação? A preply fez uma pesquisa que releva o que influencia a escolha de nomes no Brasil, as inspirações, os mais populares e os animaizinhos que as pessoas têm em casa.

A pesquisa contou com mais de mil brasileiros, a empresa se jogou nesse universo animal. Descobriram quais são as tendências, as histórias e os segredos que cercam a escolha dos nomes escolhidos para nomear animais de estimação no país e muito mais.

Nomes mais populares de pets no Brasil
Normalmente os nomes refletem um chamego e dengo que os donos sentem por eles.

Confira os 10 nomes mais populares e suas variações entre gatos, cachorros e pássaros:

  1. Nina(inha) / Nino(ão)
  2. Mel / Melissa / Melina / Melúria
  3. Lila(o) / Lili(y) / Lilith / Lilica
  4. Luna / Lua / Lunar / Lunala
  5. Bob / Bobi(y/e)
  6. Bel(a) / Bebel / Belinha
  7. Pipoca(o) / Pipoquinha / Pipo
  8. Thor / Thorzinho
  9. Nega(o) / Negão / Neguinho(a)
  10. Preta(o) / Pretinha(o)

As inspirações para escolher os nomes
A entrevista questionou quais foram as referências dos donos para a decisão de nomear o bicho amado. Cerca de 18% dos entrevistados disseram que escolheram a nome porque simplesmente combinava com seu bichinho. Logo após, nomes de personagens de filmes foram os mais inspiradores (17%), desenhos animados (16%), figuras de séries (9%), comidas (8%), personagens de novelas (5%) e nomes de atores (5%).

Alguns donos estão batizando seus cães e gatos com nomes de espécies de outros animais, como Leão e Tigrão. Há, também, os donos que se inspiram em personagens e artistas famosos, como Madonna, Xuxa, Hulk, Scooby-Doo, Mingau e Simba.

Apelidos carinhosos
Descobrimos que 60% dos entrevistados chamam seus bichinhos pelo nome oficial no dia a dia, enquanto 35% se dividem entre o nome oficial e apelidos no cotidiano, e 5% falam com os bichos apenas usando apelidos. Isso quer dizer que os nomes ainda prevalecem como os mais utilizados para conversar com os queridos pets.

Os dados apontam que tipos de apelidos mais comuns, variam no aumentativo ou diminutivo, lideram o ranking, representando 33% das escolhas. Por exemplo, um bicho com nome Zé pode se transformar em Zezinho, Zezão e muitos outros nomes carinhosos. Em segundo e terceiro lugares estão os carinhosos “filho” (30%) e “bebê” (28%), que confirmam como os brasileiros consideram seus bichos membros da família.

Apelidos mais populares no Brasil
Confira as formas carinhosas de chamar pássaros, cachorros e gatinhos.

  1. Variações de nomes (aumentativo ou diminutivo) – 33%
  2. Filho – 30%
  3. Bebê – 28%
  4. Nenê – 22%
  5. Príncipe/Princesa – 21%
  6. Amorzinho – 17%
  7. Lindo – 16%
  8. Gordinho – 14%
  9. Gordo – 13%
  10. Fofo – 12%

Do Canal Pet – iG (Seleções)
https://canaldopet.ig.com.br/parceiros/selecoes/2023-12-19/saiba-quais-sao-os-nomes-de-pets-mais-populares-no-brasil.html