Capital cria iniciativa para testar HIV, sífilis e hepatites em bares e baladas

Segundo os últimos dados da Secretaria Municipal de Saúde, o maior número de casos de HIV na cidade de São Paulo está entre jovens de 25 a 29 anos, de ambos os sexos.

De olho nisso, o Programa Municipal de DST/AIDS, em parceria com o Unicef – Fundo das Nações Unidas para a Infância e o Instituto Cultural Barong, desenvolveu o Viva Melhor Sabendo Jovem.

A iniciativa consiste em levar a testagem de HIV, sífilis e hepatites B e C aos lugares mais frequentados pelos jovens da capital – como bares e baladas. Para isso, uma van vai rodar a cidade com testes rápidos que serão oferecidos a jovens por outros jovens. Significa dizer que jovens capacitados vão abordar pessoas da mesma idade para falar dessas doenças e oferecer os testes, que ficam prontos em meia hora..

E as vans não vão oferecer apenas a testagem: o projeto inclui dinâmicas sobre prevenção e diversidade sexual e ainda espetáculos de dança, teatro e música.

Além disso, preservativos gratuitos serão disponibilizados em mais terminais de ônibus e estações de metrô.

O objetivo do Viva Melhor Sabendo Jovem é cumprir o compromisso que os governos do mundo todo assumiram de ter 90% das pessoas vivendo com HIV sabendo e tratando o vírus até 2030.

Do Metro Jornal