São Paulo e mais quatro estados vão reforçar policiamento nas divisas

A Secretária da Segurança Pública de São Paulo estabeleceu diretrizes de atuação conjunta com os estados do Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Mato Grosso do Sul.

A cooperação é fruto de um encontro entre as forças de segurança dos estados participantes que aconteceu na semana passada, no Paraná. Agora, o próximo passo é a formalização da assinatura do Termo de Cooperação Técnica, que acontece no próximo evento, sediado em São Paulo no mês de junho.

Até lá, os setores técnicos de cada secretaria vão se debruçar nessa minuta de intenções para que possa assinar, em São Paulo, o protocolo e integrar os serviços de inteligência. Já há operações que serão realizadas nas regiões fronteiriças. A primeira será planejada pelo Paraná, que e a segunda, por São Paulo.

Durante os dois dias, as forças policiais puderam elaborar um diagnóstico sobre as principais dificuldades enfrentadas pelas forças públicas no combate ao crime organizado e da criminalidade em geral.

Na prática, o termo tem o objetivo de intensificar integradas, de vigilância e controle nas áreas limítrofes entre os estados e promover desenvolvimento conjunto de operações de segurança pública. Além disso, também prevê a cooperação tecnológica, o intercâmbio entre as bases de dados e a troca dos conhecimentos de inteligência e de informações operacionais.

A vigência do termo é de 60 meses após a assinatura e não gerará nenhuma transferência de recursos entre os estados.