Secretarias de Cotia discutem Selo Verde Azul para subir no ranking

Cotia não consegue alcançar melhor colocação. Desmatamentos e falta de estrutura e investimentos impedem que cidade cresça no Programa.

Criado pelo Governo do Estado, o Programa Município VerdeAzul tem estimulado o desenvolvimento de ações ambientais dentro das administrações municipais, tornando-as modelos de gestão mais sustentáveis e focadas na qualidade de vida de seus moradores.

Cotia participa do projeto desde 2010, do qual participam mais de 600 municípios. Na manhã da última terça-feira (28) representantes de diversas pastas de encontraram para discutir as diretrizes que serão apresentadas ao programa em 2015.

Até setembro, a Prefeitura de Cotia, através da Secretaria de Meio Ambiente, deve enviar ao Estado todas as ações relacionadas ao meio ambiente, que devem ser enquadrar nas seguintes diretivas: esgoto tratado, resíduos sólidos, biodiversidade, arborização urbana, educação ambiental, cidade sustentável, gestão das águas, qualidade do ar, estrutura ambiental e conselho ambiental.

O ciclo 2015 do PMVA levará em consideração tudo o que foi feito entre setembro de 2014 e setembro de 2015. Ações contínuas, que começaram no ano passado evoluíram com o passar deste ano, também pontuam. O objetivo do ranking não é criar uma competição e nem premiar as cidades melhores colocadas. O intuito é que a gestão municipal melhore e seja certificada por sua eficiência.

Da substituição das folhas sulfites comuns pelas recicladas ao Selo Verde que atestará a qualidade dos gases emitidos pela frota municipal, todos os atos que, de alguma forma contribuem para que Cotia atinja uma qualidade de vida cada vez maior, contam

A compilação de todas as informações transmitidas pelas secretarias municipais serão direcionadas à pasta de Meio Ambiente, responsável por reportar ao Estado. É importante destacar que a adesão ao PMVA é voluntária.