Vai viajar por países do Mercosul? Saiba que seu RG deve ter no máximo dez anos

Quem pretende viajar e não tem passaporte ou prefere utilizar a carteira de identidade, em países do Mercosul, precisam ter o RG emitido com menos de dez anos. Embora por lei o documento não tenha prazo de validade, as companhias aéreas, bancos e cartórios adotam a restrição por medida de segurança contra fraudes.

No Poupatempo Guarulhos, que funciona no Internacional Shopping Guarulhos, é possível solicitar uma Carteira de Identidade provisória para viajar, desde que o documento original seja do Estado de São Paulo. Para isso, o turista tem que apresentar o comprovante de viagem com data marcada para as próximas 48 horas. Como o Poupatempo está fechado no sábado a partir das 13 h e não abre aos domingos, muitos acabam perdendo pelo menos dois dias de viagem.

Quem tem a identidade desatualizada de outro Estado não consegue renovar o documento em prazo inferior a dez dias úteis.

As empresas aéreas já impedem o embarque dos turistas que não estão com o documento em dia para evitar que eles tenham problemas ainda maiores. Se chegar ao destino sem a documentação em ordem o turista é proibido de permanecer no país e o transtorno é maior ainda.

A recomendação do Poupatempo para que os cidadãos evitem dor de cabeça é manter o RG atualizado, solicitando uma segunda via antes que a data de emissão complete dez anos.