Verão começa nesta quarta-feira. Veja como será a estação mais quente em SP

O verão 2023 começa astronomicamente às 18h48 desta quarta (21) e se estende até às 18h24 do dia 20 de março de 2023.

O verão é normalmente a estação mais úmida e quente na Região Sudeste. A chuva forte e frequente é provocada por grandes nuvens cumulonimbus que se formam a partir da grande disponibilidade de calor e de umidade, e também por sistemas organizados como frentes frias e a Zona de Convergência do Atlântico Sul. Outro sistema meteorológico que pode influenciar o Sudeste nos verões, e atua como redutor da chuva, é o Anticiclone (ou Alta) Subtropical do Atlântico Sul, conhecido como ASAS.

O verão de 2023 vai marcar o fim de um longo episódio de La Niña. A estação começa com o oceano Pacífico Equatorial Centro-leste em condição de La Niña, mas terminará em neutralidade.

Previsão para janeiro

A Climatempo prevê que chova um pouco acima da média normal na maioria das áreas de São Paulo (exceto no extremo norte do estado). O aumento da chuva de São Paulo ocorre especialmente durante a primeira quinzena do mês com a atuação de uma Zona de Convergência do Atlântico Sul.

Previsão para fevereiro

As pancadas de chuva devem ocorrer em resposta ao grande aquecimento da atmosfera, mas de forma irregular. A chuva de fevereiro deve ficar um pouco acima da média normal para o mês, apenas em uma pequena porção que abrange todo o Norte/Noroeste de São Paulo.

O calor deve ser intenso ao longo do mês em todo o Sudeste. A previsão é de que o mês termine com temperaturas um pouco acima da média em todo o estado de São Paulo.

Previsão para março

A região do litoral norte de São Paulo e áreas do Vale do Paraíba paulista, mais próximas ao Rio de Janeiro, também devem ter um março com mais chuva do que o normal. Para o norte, centro, leste e sul de São Paulo, incluindo a Grande São Paulo, a previsão é de chuva dentro da normalidade. As pancadas de chuva ainda serão frequentes e podem ser fortes nestas áreas. O centro-oeste e sudoeste de São Paulo deve ter menos chuva do que a média para o mês.

Do Climatempo