Volkswagen mostra Golf nacional na fábrica

Hatch médio feito no Brasil deverá começar a ser vendido no mês que vem.

Antes do início das vendas do novo Golf nacional, o que deverá acontecer a partir do mês que vem, a Volkswagen resolve mostrar o carro na linha de montagem em São José dos Pinhais (PR), que recebeu uma série de investimentos para ampliação de áreas produtivas e a instalação de equipamentos de última geração para a fabricação do hatch médio. De acordo com a fabricante, foi criada uma nova área de armação, com novos equipamentos, que proporcionam a economia de até 30% no consumo de energia, em comparação com processos anteriores.

Um novo processo de montagem de veículos também foi implementado, permitindo que os modelos da família Fox e o Novo Golf sejam produzidos na mesma linha, um fato inédito dentro da Volkswagen. Além disso, mais de 2.000 empregados participaram de programas de qualificação profissional para todos os postos de trabalho envolvidos na fabricação do Golf, que aparece nas imagens divulgadas apenas nas versões equipadas com motor 1.4 turbo flex e 2.0, a gasolina, disponível para o Golf GTI. Mas o modelo também será vendido com motor 1.6 flex, que a reportagem do Diário de S.Paulo chegou a flagrar sem disfarces, como mostra a foto abaixo.

GolfPV1

Segundo apurou a reportagem do Webmotors, a versão básica, com motor 1.6, será vendida a partir de R$ 74.590, com câmbio manual de seis marchas. Na versão automática, o preço mínimo será de R$ 79.990. Mas, depois de consultar várias concessionárias, o jornal Diário de S.Paulo constatou que o carro ainda não chegou às lojas porque o estoque do modelo importado do México não acabou.

Alguns vendedores disseram que é possível que, entre um ou dois meses, o modelo nacional, com motor 1.6 flex (o mesmo usado no Gol Rallye e Saveiro Cross, de 120 cv com etanol) comece a ser oferecido. Também comentaram que o Golf mexicano está sendo vendido com bônus de R$ 6 mil e financiamento com taxa zero. Ainda restam poucas unidades Comfortline, básicas, com motor 1.4, turbo, de 140 cv, movido apenas a gasolina, por cerca de R$ 75 mil. Consultada, a Volkswagen não quis comentar nada sobre a versão nacional do Golf.

O Webmotors também apurou que o Golf nacional poderá ser equipado com central multimídia com tela sensível ao toque de 6,5 polegadas, sensores de estacionamento dianteiro e traseiro, faróis de neblina e rodas de aro 16.  Ainda existem os pacotes opcionais Elegance e Exclusive. O primeiro adiciona, por R$ 5.200, sensor crepuscular e de chuva, piloto automático, volante multifuncional e rodas de aro 17. O segundo, que custa R$ 8.800, acrescenta tudo que vem no Elegance mais a central Discover Media, que oferece GPS integrado.  O teto-solar panorâmico também é opcional e custa mais R$ 5.570. O pacote que inclui ar-condicionado digital e bancos de couro ainda não ganhou preço definitivo.

Por: Carlos Guimarães e Iago Garcia/Webmotors

GolfP1S4