100ª Coluna de Rafael Oliveira: Uriah Heep e seu recente disco, Chaos & Colour

Opa! Chegamos a publicação de número 100 aqui neste canal, podemos chamar de centésimo gol, centésimo amicíssimo, centésimo prestigio, são quase 5 anos trazendo conteúdo de verdade sobre música, discos e novidades de diversas bandas e grupos musicais que estão produzindo em volumosa escala uma cena musical diferente do passado áureo dos anos 70-80, mas vibrante e intenso como sempre.
É para dar os parabéns pelo esforço em manter vivo os “redutos underground” da música.

Aqui sempre tocamos rock, blues, soul, southern, gótico e punk do jeito irreverente de sempre, breve teremos alguns estilos eletrônicos e Pop para tornar nossa experiência ainda mais interessante.

Aproveitando a nossa publicação de número 100 eu trago a vocês uma banda que já passou por este canal e você poderá conferir nos links abaixo da postagem, nada mais e nada menos que Uriah Heep, banda europeia que admiro pela qualidade instrumental impecável e longeva.
Vamos resenhar sobre o disco – “Chaos & Colour” um disco que mais parece a pérola do século de tantas composições poderosas começando pela agitada “Save Me Tonight” que esbanja instrumentalidade e um teclado órgão poderoso presente nessa nova versão da banda, riffs ligeiros com tópicos do hard rock clássico.

A segunda canção – “Silver Sunlight” com um refrão bastante meloso e um jeito mais cadenciado, já a terceira canção surta o ouvinte com um som ainda mais alucinante “Hail The Sunsire” uma sonoridade que encabeça os clássicos da banda nos anos 70, uma instrumentação impressionante e de perder o folego.
A quarta faixa – “Age Of Changes” vem a com a presença de coro, ou seja, com uso do recurso “backing vocal” com regime cadenciado e ao mesmo tempo pulsante, fazendo lembrar do estilo do cantor Lawton, muitas canções podem ser lembradas com essa faixa a famosa – “I’II Keep On Trying”.

A quinta faixa – “Hurricane” também não deixa a desejar e remete ao vocalista Lawton novamente, passando pela mente.
A canção seguinte – “One Nation On Sun” é uma balada poderosa que faria David Byron pular da cama pela qualidade e essência da banda, impressionante como os músicos mantêm o rigor e o legado desses titãs, essa música pode-se afirmar claramente que é trabalho empenhado de Bernie Shaw.

“Golden Light” aparece logo em seguida pela presença de um irreverente solo dos teclados, marcante e impressionante pela progressividade do disco e que de certa forma caracterizam bastante o Uriah Heep neste disco. Os solos de guitarra fazem a canção tomar uma porção ainda mais forte e com o clássico hard rock na veia, essa canção ganha um importante clipe.
O Disco Chaos & Colour sucede o trabalho anterior da banda – Living The Dream, excelente disco lançado em 2018 e que você verá nos links abaixo uma breve resenha sobre esse disco.

Vou fazer aquela escolha danada de sempre, nesse momento eu faço a escolha da melhor canção do disco segundo a minha opinião e também para colocar na setlist do Programa Garimpo da Rádio Meteleco – https://meteleco.net – semanalmente exibido as 16hs de segundas as sextas-feiras.
Muito bem a escolhida desse disco é sem dúvida a primeira faixa do disco – “Save Me Tonight” é do jeito que eu gosto de ver no grupo Uriah Heep, sem limite de velocidade.

Eita mas essa canção vibra do começo ao fim, com riffs poderosos de guitarra, solos pesados de teclados e a irreverência progressiva de sempre, tornando mais um achado no meio desse box-disco imenso, excelente qualidade “You’ll Never Be Alone”.
“Fly Like An Eagle” mantém a receita do Hard Rock/Prog, pois Bernie Shaw mostra suas lindas tonalidades médias no refrão.
“Freedom To Be Free” proporciona a Dave Rimmer mostrar toda a sua habilidade no baixo. Ele executa incríveis solos, que fazem o que a música manda, mas com firulas exageradas ausentes.

Para concluir esse disco agora pirem com essa música – “Closer To Your Dream” a música mexe com a mente ao lembrarmos de “Easy Living”. Putsa cara, presentão para nós! Ouça sem moderação!

Conheça mais sobre esse trabalho com os seguintes temas relacionados:

Vamos ao clipe:

Acesse os canais de mídia – Instagram: @uriahheepofficial

*Rafael S. de Oliveira – Mórmon/SUD – Com oficio de Elder, Diretor de Assuntos Públicos e Especialista de Bem Estar, membro da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias. Vice-Presidente – O Observatório: Associação de Controle Social e Políticas Públicas da Zona Oeste de SP (mandato 2020-2023). Técnico em Políticas Públicas pelo PSDB (Partido da Social Democracia do Brasil), Engenheiro de Produção e ex-gestor por 3 grandes empresas (Luft Logistics, IGO SP e TCI BPO). Apresentador e Produtor pela Rádio Meteleco.Net (Programa Garimpo) e Colunista no Jornal Cotia Agora (Caderno de Música, Discos, Experiencias e Cultura).