Anatel libera implantação da faixa do celular 5G em Cotia e mais 9 cidades vizinhas

A Anatel – Agência Nacional de Telecomunicações anunciou nesta terça-feira (24) que 78 municípios brasileiros terão a faixa de 3,5 GHz, utilizada para o 5G, liberada nesta quarta-feira (25). Tratam-se de cidades próximas a capitais ou a municípios com mais de 500 mil habitantes.

Cotia foi contemplada, assim como as cidades vizinhas, Barueri, Carapicuíba, Embu das Artes, Itapecerica da Serra, Itapevi, Jandira, São Lourenço da Serra, Taboão da Serra e Vargem Grande Paulista.

Com a liberação, as operadoras de telefonia que adquiriram faixas no leilão do 5G podem solicitar à Anatel o licenciamento e ativações de estações da quinta geração de internet móvel. A liberação, portanto, não significa que o 5G será imediatamente ativado nos municípios.

Para que o 5G comece a funcionar nas cidades que terão a faixa liberada, é necessário que as operadoras de telefonia realizem a ativação – o que elas ainda não são obrigadas a fazer. A antecipação dessa ativação, portanto, depende dos interesses comerciais de cada empresa.

Moradores das cidades que recebem as transmissões da TV aberta pela antena parabólica precisam adaptar o equipamento para evitar eventuais interferências. Inscritos no CadÚnico – Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal podem solicitar o kit gratuitamente.

De acordo com a Anatel, 1610 cidades terão a faixa do 5G liberada até o final do primeiro semestre deste ano. Até o momento, 140 municípios tiveram a liberação.

Do iG