Psicóloga Fernanda Piva: Tempo e dedicação aos filhos

Parece que a cada ano que se passa, o tempo em nossas vidas está se tornando mais corrido, temos tantos afazeres, que as horas que tem no dia, não são suficientes para tudo que precisamos fazer.

Ser responsável por uma criança também não é nada fácil, e o pior é que elas não vem com manual e a qualquer momento, podem ocorrer imprevistos que demandam tempo e alteram nossas programações.
Mas você já parou para pensar, quanto tempo tem se dedicado para seus filhos? Será que esse tempo é suficiente?

Infelizmente, hoje em dia, com as redes sociais e facilidades tecnológicas, perdemos muito tempo, presos a vida virtual e esquecemos de viver a real. Outro fator que acaba nos distanciando dos filhos e da família real.
As crianças tem muitas necessidades, que podem ser supridas com a atenção que os pais dão para elas como amor, carinho, segurança, etc.

Quando elas não tem a devida atenção, tendem a apresentar comportamentos específicos que podem indicar essa falta de atenção, como por exemplo:

-Insegurança querer ficar todo tempo junto com você;

-Necessidade extrema de chamar a atenção

-Comportamentos agressivos, bater, brigar, gritar

-Se isolar

-Medo

Você acha que o tempo que você passa com seu filho é suficiente? Você olha para ele? Enxerga e ouve o que ele fala? Observa as atitudes dele? Conhece o seu filho?

Desse tempo que passam juntos, quanto tempo é de qualidade?  Sabe quando você está conversando com alguém que parece que não está presente?  Você fala, fala e a pessoa só usando o celular e balançando a cabeça?

Isso é extremamente desagradável concorda? Se é, para os adultos, imagine para as crianças que não compreendem que estamos por exemplo, trabalhando. Na cabeça delas, vão pensar que são menos importantes!  E isso é devastador para a construção da autoestima da criança.

Se ao responder todas essas perguntas, você conseguir enxergar, que os momentos com seu filho tem sido poucos e sem qualidade, ajuste agora, não deixe o tempo passar e surgir os sintomas.

Passar um tempo com seu filho, é estar integralmente com ele, olhar nos olhos, ouvir o que ele diz, abraçar, beijar, estudar juntos, brincar, cair no chão, com vontade de estar ali e curtir aquele momento.

É também impor limites e dizer não se for preciso, ter rotina, ensinar a cumprir regras, explicar porque elas existem.
Tempo de qualidade é compromisso, compromisso com o seu filho e com a vida dele.

São momentos valiosos que devem ser incorporados a rotina dele. Ver a felicidade e contribuir com o bom desenvolvimento do seu filho vale cada minuto. Se sozinho não estiver conseguindo, entre em contato e agende já sua consulta!

*Fernanda Corrêa Piva Takeda – CRP 06/ 92210 – Psicóloga Clínica – Telefone: 9-9738-3350, escreve quinzenalmente no Jornal Cotia Agora. Facebook: https://www.facebook.com/fernandapivapsicologa/ – email: [email protected] Consultório na Rua dos Manacás, próximo ao Colégio Rio Branco. Agende já sua consulta.