Psicóloga Nivea Guterres: Autoestima e a sexualidade!

Sabemos que a sexualidade e autoestima andam de mãos dadas. Falar em sexualidade é impossível sem envolver a imagem corporal e as emoções. A maneira como nos percebemos é carregada de emoções que se traduzem em afeto, alegria e entusiasmo pela vida, mas quando não nos sentimos bem com nós mesmas podemos desenvolver reações comportamentais negativas em relação a si própria e ao mundo que nos cerca, como tristeza, insegurança e agressividade. Importante é saber que a autoestima envolve o gostar-se e aceitar-se.

nivea6A insatisfação em relação ao sobrepeso é um exemplo de dificuldade que interfere na sexualidade, principalmente no que se refere ao desejo sexual. O conceito de autoestima é traduzido através de nossas percepções tanto externamente (fisicamente) como interiormente, através dos sentimentos, ideias, capacidade intelectual e outras expressões do pensamento humano. A sensação de inadequação, culpa, vergonha e ausência de confiança em si própria, indicam prejuízo à autoestima da mulher.

As mulheres relatam em consultório de psicologia, suas   dificuldades sexuais, cuja causa está na negatividade da sua
relação com seu próprio corpo. Confiar em si mesmo e nas suas capacidades conscientes e inconscientes facilitam a superação dos obstáculos e frustrações da vida, incluindo os relacionados à sexualidade. Não existe um modelo a ser seguido e um padrão de beleza socialmente perfeito. Todas nós temos algo especial e aptidões que nos torna diferentes uma da outra e, ao mesmo tempo, necessitamos de outras pessoas para viver neste planeta de intensas diversidades e possibilidades. Quando nos prendemos a um problema dificilmente conseguimos enxergar outras dimensões e direcionamentos mais satisfatórios para superar nossas profundas insatisfações.

A atitude de buscar soluções é o melhor caminho para a superação de nossos medos e inseguranças que alimentam negativamente nossa baixa autoestima, impedindo a realização de atividades positivas e enriquecedoras na vida em toda sua plenitude. Os conflitos emocionais referentes a autoestima e sexualidade das mulheres são detectados e tratados terapeuticamente, com a superação e aprendizagem de novas possibilidades de viver com alegria e maturidade para enfrentar os desafios que a vida nos apresenta ao longo da existência humana. Nunca desistir dos sonhos, este sim é nosso maior combustível para viver com emoção e entusiasmo cada minuto de nossas vidas. Respeitar nossas limitações e desenvolver nossas aptidões e potencialidades, pois somos pessoas únicas e especiais com capacidade de amar a si próprio e ao outro com suas diferenças.

* A psicóloga clínica Nivea B Guterres (CRP- 06/127300) escreve quinzenalmente aqui no Jornal Cotia Agora.
www.niveaguterres.com.br  -Tel:  11-973721087 – facebook – Consultório de psicologia Nivea Guterres, sexóloga.