Coluna de astrologia de Paula Savioli: Horóscopo funciona?

Horóscopo são previsões publicadas em jornais, revistas, sites e aplicativos, que dão uma previsão para cada signo. Pode ser a previsão do dia, da semana, do mês, do ano, depende muito da proposta do veículo de comunicação. Mas essas previsões são feitas para baterem para todas as pessoas do mesmo signo, ou seja, 1/12 da população do planeta. Isso não pode funcionar, certo?

Depende. O problema é que antigamente, muitos jornais e revistas que tinham horóscopos não tinham um astrólogo para escrever, e sim um jornalista que escrevia previsões aleatórias. Afinal, ninguém iria reclamar se tinha funcionado ou não, então eles também não tinham o comprometimento de fazer algo sério. De uns tempos para cá, isso tem mudado, e muitos meios de comunicação contrataram astrólogos verdadeiros para escrever o horóscopo. Porém, ainda assim isso não é garantia de qualidade, pois, assim como em todas as áreas, na astrologia também tem pessoas que não fazem um bom trabalho.

Tudo isso contribui para as pessoas não acreditarem que horóscopo funciona. Eu, mesmo depois de já estudar astrologia há um tempo, também achava a maior bobagem. Até que um dia decidi aprender a fazer, para gerar conteúdo para redes sociais. E comecei a fazer, para aprender. E sim, funciona. O horóscopo mensal nada mais é que olhar as posições planetárias de alguns planetas naquele mês, coisa que já fazemos rotineiramente no atendimento do mapa de um cliente. Porém, quando eu tenho o mapa do cliente, eu consigo saber exatamente quais assuntos aqueles planetas estão ativando. Para fazer o horóscopo, como não é para uma pessoa só e sim para milhares, falamos do mesmo tema do planeta, porém sem o assunto especifico (como trabalho ou filhos). Por isso a previsão do horóscopo é tão genérica. Genérica, porém não errada.

Outra coisa que muita gente não sabe, é que o horóscopo é feito com base no signo ascendente, não no signo solar (aquele da sua data de nascimento). Então se você é de peixes com ascendente em leão, eu indico ler o horóscopo de leão.

Também não indico ler horóscopos que só fazem previsões boas. Isso não existe na astrologia. É somente alguém querendo te agradar. E quanto mais curto o texto, mais superficial. Quando eu precisava escrever um texto para caber numa imagem de Instagram, tinha que deixar o mais genérico possível, senão não cabia.

E ainda assim, o horóscopo do seu signo ascendente é somente uma previsão geral. Todas as pessoas com aquele signo ascendente vão passar pela mesma coisa, mas como cada um tem um mapa diferente, vai atingir cada um de forma diferente.

*Paula Savioli escreve quinzenalmente no Jornal Cotia Agora. Contatos:
E-mail: [email protected]
YouTube, Instagram e outros contatos: https://linktr.ee/paulasavioli9