Coluna de Rafael Oliveira: Mastodon e seu disco Once More Round The Sun

Segunda quinzena do mês de setembro e na ponta da agulha a clássica banda de metal – Mastodon e um disco que também quase passou batido nas minhas atualizações, estou falando de nada mais e nada menos que “Once More Round The Sun” outra pancada para gente ouvir.
Mastodon tem um arcabouço de canções e estilos depositados ao longo de muitos anos de trabalho, banda formada no final dos anos 90 nos EUA mais precisamente em Atlanta estado de Georgia, tendo em sua bagagem uma série de gêneros como hardcore punk, stoner metal, rock progressivo e também o groove metal.

Diferente da banda Behemoth e seu disco pesadíssimo que lançamos há quase 2 semanas, Mastodon e o álbum Once More Round The Sun ainda pode ser digerido com calma, mas sem tranquilidade.

O disco já começa com a faixa “Tread Lighty” que solta energia apesar de ser um pouco mais progressiva a canção, a segunda adota um ritmo mais concernente com o disco – “The Motherload” com alguns solos de guitarra e arranjos de muita alta performance, banda equilibrada e com toque refinado, não é uma pedreira ao ouvir esse disco.

A terceira faixa do disco “High Road” já propõe riffs pesados do metal, mas nada diferente das canções anteriores, um clipe até pouco sem expressão, ligado a uma temática de batalhas nórdicas na atualidade.
A quarta faixa do disco que é a faixa título do disco – “Onde More Round The Sun” me fez lembrar alguns sons da banda The Offspring, não sei porquê, mas são semelhantes.

Chegando na metade do disco e temos – “Chimes At Midnight” canção que não empolga ou embala o disco, nesse ponto a qualidade se equilibra.
Já chegando na sexta faixa do disco – “Asleep In the Deep” um clipe de um gato ganha forma no disco, aparentemente algo ritualístico e quase psicodélico, para um disco de metal, não faz muito sentido.

Sétima faixa do disco com um ritmo mais acelerado e uma pegada bem mais além do metal é coloco “Feast Your Eyes” para ser tocada na nossa programação, do Programa Garimpo da Rádio Meteleco – https://meteleco.net – semanalmente exibido as 16hs de segundas as sextas-feiras.
Para concluir o disco logo vamos ter – “Aunt Lisa” essa tem um diferencial de misturar elementos eletrônicos que criam um ambiente musical quase alienígena, sensacional.

A canção final “Ember City” é boa, mas ainda melhor é “Halloween” que merece posição de destaque nesse disco como segunda canção mais bem-feita, um arranjo e uma combinação de guitarras com a bateria que fazem dela o ponto mais alto do disco e, com certeza, para tirar o folego.
E por último “Diamond In The Witch House” é muito comum as bandas de metal deixarem para o final, canções longas e progressivas, por qual razão não sei, mas as canções passam consideravelmente dos 8 minutos fácil, fácil.

Conheça mais sobre esse trabalho com os seguintes temas relacionados:

Vamos aos clipes:

Acesse os canais de mídia – Instagram: @mastodon

*Rafael S. de Oliveira – Mórmon/SUD – Com oficio de Elder, Diretor de Assuntos Públicos e Especialista de Bem Estar, membro da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias. Vice-Presidente – O Observatório: Associação de Controle Social e Políticas Públicas da Zona Oeste de SP (mandato 2020-2023). Técnico em Políticas Públicas pelo PSDB (Partido da Social Democracia do Brasil), Engenheiro de Produção e ex-gestor por 3 grandes empresas (Luft Logistics, IGO SP e TCI BPO). Apresentador e Produtor pela Rádio Meteleco.Net (Programa Garimpo) e Colunista no Jornal Cotia Agora (Caderno de Música, Discos, Experiencias e Cultura).