Coluna de Rafael Oliveira:Banda Bodom After Midnight e o disco EP, Paint The Sky With Blood

Com o fim da banda Children Of Bodom principalmente motivada pela morte do então guitarrista e vocalista Alexis Laiho que morreu no ano de 2020 aos 41 anos, quase duas longas décadas de sucesso capitaneados pelos sons pesados do metal melódico finlandês surgiu a nova banda Bodom After Midnight com ideias interessantes para o estilo, recuperando a dinâmica de guitarras duplas e reduzindo a presença dos sintetizadores.

Não sou exatamente fã do estilo metal melódico, para mim existe um excesso grande de sentimentalismo, ritmos muitas vezes progressivos misturados com sons pesados, que de certa forma é uma combinação orquestral e tanto, mas os ouvidos ficam cansados de ouvir um estilo que apesar de ser bastante delicado que lembra as vezes um “Ursinho Poof” tocando metais.

Pois bem, o som produzido pela história da banda era carregado de melodias, metal extremo, sons histriônicos que deram ao Alexis o reconhecimento como um dos grandes vocais do estilo do metal melódico, no entanto a resenha de hoje são as minhas impressões sobre o EP: Paint The Sky With Blood.
O EP foi lançado no ano passado no início de abril de 2021, apenas hoje consigo dar as boas impressões sobre o “micro-disco” que inclusive contêm apenas 3 canções e uma versão bônus para CD, de algumas músicas produzidas pelo ex-vocalista Alexis Laiho.

A banda Children Of Bodom pensava em gravar um novo disco, tempos depois veio a falecer o vocalista, segundo a Metal Hammer uma revista de metal o EP recebeu 4 de 5 estrelas como um bom disco, elogiando a energia, intensidade das canções e as performances de integrantes e da banda, seria muito difícil não aproveitar o trabalho que estava sendo desenvolvido pelo ex-vocalista, foi preciso dar uma ruptura abrupta do que era o Children Of Bodom para o novo Bodom After Midnight.

Chegando de papo e indo direto ao ponto, vamos falar da primeira canção: “Paint The Sky With Blood” a single que é faixa título do EP, no entanto o estilo do death metal está presente na virtuosa música que não destoa da potência e do uso dos sintetizadores, o som vocal potente em uma peça musical completamente teatral, uma energia incrível diante das guitarras e um arranjo bem montado que inclusive deve ser uma canção para ser tocada na setlist do Programa Garimpo da Rádio Meteleco (https://meteleco.net) semanalmente exibido as 16hs de segundas as sextas-feiras.

Vale a pena colocar esse som exclusivo na programação principalmente no terceiro bloco, dos metais, a segunda canção: “Bitch de Playback” aumenta a potência e o ritmo, construindo um ataque percussivo como se soubesse que estava em uma série de solos ultrajantes e flamejantes. O uso das guitarras e uma combinação explosiva com os sintetizadores deixam o som tão potente quanto deveria, uma combinação e um ritmo sem limites de velocidade.

Para finalizar o EP ainda temos um último som: “Where The Dead Angels” embora as músicas crepitam com uma energia e intensidade que tornam a ausência de seu criador ainda mais difícil de processar. Um cover fiel, mas ardente o completa o EP, em que Alexi parece genuinamente possuído e se divertindo como nunca. O que, é claro, é como nos lembraremos dele.

Conheça mais sobre esse trabalho com os seguintes temas relacionados:

• O NOVO DISCO RECENTE DA BANDA DE METAL PROGRESSIVO OPETH

• A BANDA BARONESS E O EXCELENTE TRABALHO COM DISCO GOLD & GREY

• A BANDA NERVOSA E SEU DISCO – PERPETUAL CHAOS GRUPO EM NOVA FORMAÇÃO COM SAÍDA DA BATERISTA ELENI NOTA

• O MAIS RECENTE ÁLBUM DA BANDA KORPIKLAANI

Essas são as minhas ligeiras impressões ao som deste EP, sem parcimônia e direto ao ponto, ainda trarei em breve outros sons para serem aproveitados das décadas de sucesso com o vocalista consagrado neste estilo, brevemente nos veremos falando em outro disco desse ícone da música.

Vamos ao clipe:

Acesse os canais de mídia – Instagram: @childrenofbodom_bigfans

*Rafael S. de Oliveira – Mórmon/SUD – Com oficio de Elder, Diretor de Assuntos Públicos e Especialista de Bem Estar, membro da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias. Vice-Presidente – O Observatório: Associação de Controle Social e Políticas Públicas da Zona Oeste de SP (mandato 2020-2023). Técnico em Políticas Públicas pelo PSDB (Partido da Social Democracia do Brasil), Engenheiro de Produção e ex-gestor por 3 grandes empresas (Luft Logistics, IGO SP e TCI BPO). Apresentador e Produtor pela Rádio Meteleco.Net (Programa Garimpo) e Colunista e Editor pelo Jornal Cotia Agora (Caderno de Música, Discos, Experiencias e Cultura).