Coluna de Rafael Oliveira: Megadeth e o novo disco, The Sick, The Dying and The Dead

Outra banda excepcional que vale a pena a gente desse canal falar, é o Megadeth, e claro como a quase 15 dias falamos sobre o Metallica vamos hoje aproveitar para falar sobre seu novo disco – The Sick, the Dying… and the Dead!

Desde o último álbum da banda o Dystopia, muitas coisas aconteceram aos integrantes para começar a descoberta do câncer que o vocalista Dave Mustaine teve que tratar, para não falar da pandemia que deixou parte desse novo trabalho temporariamente parado e ainda a exposição do baixista David Ellefson aos escândalos sexuais que o fizeram afastar pela segunda vez da banda.

Pois bem, com a entrada de Kiko Loureiro que se tornou um importante guitarrista e conseguiu agregar ao projeto da banda Megadeth e aos interesses de Mustaine, outros dois senhores talentosos, mas não com a mesma fama de Kiko também compõe atualmente o grupo, estou falando de Dirk Verbeuren e James LoMenzo.

O disco já encabeça de entra a faixa-título dele – The Sick, The Dying…And the Dead que possui uma certa dose de melodia e abre com o primeiro som pesado e potente da banda que não muda em relação ao disco anterior e recebe um clipe icônico e versátil como “Life In Hell” que está nos cards abaixo para vocês notarem. Um dos melhores clipes já produzidos pelo Megadeth.

A terceira faixa do disco – “Night Stalkers” possui a participação de Ice-T retribuindo a participação de Dave Mustaine a banda Body Count, a guitarra de Kiko Loureiro ganha um solo em meio aquela porradaria toda e mais uma faixa com um clipe acelerado.
A quarta faixa – “Dogs of Chernobyl” mantém a atmosfera densa, mas permite alguns arroubos quase progressivos, com variações de andamento e um prelúdio acústico muito bem encaixado.

“Sacrifice” aparece logo como a quinta faixa do disco sendo uma das canções que se remetem a trabalhos dos anos 90 em álbuns como Rust In Peace (1990), Countdown to Extinction (1992) e Cryptic Writing (1997).

“Junkie” mostra a capacidade de Mustaine em criar melodias para suas músicas sem perder o tônus, a potência e agressividade da sua voz e mão pesada.
Ainda no disco ainda não achei a canção que gostaria de colocar nas faixas do Programa Garimpo, mas vamos seguindo para sétima faixa – “Psychopathy”, “Killing Time” e “Soldier On” são canções que mantêm a pegada forte do disco em alta, mas sem nenhuma particularidade em especial.

Achei a minha canção favorita do disco “Celebutante”” esse sim coloco na minha setlist no Programa Garimpo da Rádio Meteleco – https://meteleco.net – semanalmente exibido as 16hs de segundas as sextas-feiras. Músicas escolhida a dedo.

Segundo o Canal de Música – Igor Miranda as faixas seguintes seguem algumas impressões abaixo:
Uma pisada no freio em “Mission to Mars”, que após a intro climática resgata o lado mais acessível do grupo em sua execução. Tudo apenas visando preparar o terreno para “We’ll Be Back”, outra já conhecida da audiência e que vem sendo tocada nos shows. Aqui lembramos por que Dave é um dos pais do thrash metal, despejando sua metralhadora de riffs em um dos grandes momentos do play.
Fechando a tracklist, temos os dois covers. “Police Truck” do Dead Kennedys e “This Planet’s on Fire (Burn in Hell)” de Sammy Hagar – com participação do próprio cantor – são “Megadethizadas” sem perderem suas características primordiais. Servem como um momento de diversão após uma audição tão carregada.

Conheça mais sobre esse trabalho com os seguintes temas relacionados:

Vamos ao disco:

Acesse os canais de mídia – Instagram: @megadeth

*Rafael S. de Oliveira – Mórmon/SUD – Com oficio de Elder, Diretor de Assuntos Públicos e Especialista de Bem Estar, membro da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias. Vice-Presidente – O Observatório: Associação de Controle Social e Políticas Públicas da Zona Oeste de SP (mandato 2020-2023). Técnico em Políticas Públicas pelo PSDB (Partido da Social Democracia do Brasil), Engenheiro de Produção e ex-gestor por 3 grandes empresas (Luft Logistics, IGO SP e TCI BPO). Apresentador e Produtor pela Rádio Meteleco.Net (Programa Garimpo) e Colunista no Jornal Cotia Agora (Caderno de Música, Discos, Experiencias e Cultura).