Coluna do professor Marcos Martinez (Marcão): Feliz Ano Novo

Tecendo a manhã – João Cabral de Melo Neto

Um galo sozinho não tece uma manhã:
ele precisará sempre de outros galos.
De um que apanhe esse grito que ele
e o lance a outro; de um outro galo
que apanhe o grito de um galo antes
e o lance a outro; e de outros galos
que com muitos outros galos se cruzem
os fios de sol de seus gritos de galo,
para que a manhã, desde uma teia tênue,
se vá tecendo, entre todos os galos.

Não poderia deixar de começar este texto, sem citar a pandemia que nestes dois anos, mudou profundamente as nossas vidas. Esta coisa de certezas que tínhamos quase sobre tudo se dilui. Perdemos o chão. Mas, nem tudo está perdido, o ser humano tem uma capacidade inesgotável de se reinventar.

Aprenderemos muito com a pandemia, enquanto, outros desaprenderam aprofundando se, ainda mais, na ignorância. Mas o que importa mesmo é aqueles que se solidarizaram com as famílias que perderam seus entes queridos. Choramos juntos. E juntos temos uma missão neste é momento, recolocar a vida no seu devido lugar, no Olímpio.

Não vai ser um ano fácil. Indicadores apontam que milhões de jovem não voltarão para as escolas em 2022. Aumentando, ainda mais, a desigualdade social e a possibilidade de oportunidade para milhões de crianças e jovens.
A família vai ter um papel primordial para incentivar que os seus voltem às escolas. Não importa que esta frase seja clichê: Educação é importante. Importantíssimo! Converse com seu filho desta importância de voltar à escola. Conte sua história de vida pra ele. Se tiver dificuldade, peça ajuda para alguém, próxima de você.

Não vai ser um ano fácil. Milhões de desempregados e tantos outros milhões de desalentados. Perderam a esperança. Perder a esperança é como perder a vida. Quantas famílias destroçadas? Morando nas ruas, sem um banho decente. Sem oportunidades. Fatalidade social não é destino. Desperte em você a compaixão. Deus me disse que a fatalidade do mundo não é responsabilidade dele.

Não vai ser um ano fácil. Precisaremos de milhares ou milhões de Padres Lancellotis. Betinho sua campanha contra a fome precisa voltar. A coisa está feia. O poeta com sua delicadeza sensorial apontou o caminho a ser construindo… Precisamos estender as mãos ao outro e a outros, amorosamente ir tecendo uma teia de solidariedade. No ano de 2022 não podemos em circunstância nenhuma abrir espaço para o ódio. Cadê você Papai Noel?

* Marcos Martinez – Escritor- Formado em História- Foi Secretário da Educação de Cotia de 2001 a 2008. Atualmente presta trabalho na fundação Gentil na elaboração e implantação de projetos educacionais para o Ensino Fundamental. Escreveu os livros: Memória & imagem e Hospital de Cotia Um Símbolo.