Coluna do psicólogo Anderson Flávio Batista: Por que nós brasileiros somos tão ansiosos?

Pode parecer exagero, mas não é. O povo brasileiro é muito sofrido. Tem de conviver com incertezas no cenário econômico, alto índice de desemprego, alterações climáticas, falta de segurança pública, inflação alta que afeta a qualidade do seu prato de comida e várias outras questões.

Você acha mesmo que tudo isso é pouco e não deveria provocar ansiedade nas pessoas? Além disso, muita gente no mercado de trabalho tem de lidar com assédio moral praticado pelos chefes, correria contra o relógio para ter de dar conta de tudo, como: levar e buscar os filhos na escola, trabalhar, cuidar da casa, buscar remédio na farmácia, ir ao mercado, juntar moedas para colocar combustível no carro etc.

Apesar da ansiedade fazer parte da vida e ninguém escapa dela, a gente precisa cuidar para não ficar ansioso (a) o tempo inteiro porque isso não é normal. Caso esteja acontecendo procure um (a) psicólogo (a).

A autopercepção sobre os níveis de ansiedade que nos afetam é muito importante. Cuidar dessa escalada da ansiedade é uma questão de saúde mental.

Bom final de semana.

*Anderson Flávio Batista. Psicólogo (CRP 06/149648 SP), escreve como colaborador quinzenalmente no Jornal Cotia Agora. Instagram: @andersonflaviopsi