Espiritismo com Lucio Cândido: 9º e 10º mandamento da Lei de Deus
Caro Leitor!
O não desejar a mulher do próximo, é um assunto polêmico e que envolve respeito e sensibilidade emocional.
Às vezes, ouvimos falar, que ninguém é de ninguém, inclusive por pessoas já comprometidas.
A Lei de Deus, ensinada por Jesus, nos mostra que um dos maiores resgates, é motivado por não respeitarmos os sentimentos das pessoas com as quais nos relacionamos.
No mundo em que vivemos, há muitas obsessões, desajustes, frustrações por ferirmos a lei do respeito para com o outro, pois nosso envolvimento não é apenas corporal, mas também Espiritual.
A Lei de Deus, fala sobre o homem não desejar a mulher do próximo, mas a recíproca é verdadeira em relação à mulher também. Não somos seres diferentes, com direitos diferentes, diante da divindade.
Nos relacionamentos há o envolvimento sexual, e devemos ressaltar, que o sexo não é diversão, como muitos pensam.
O sexo é o princípio divino da criação.
Não é pecado e tem que ser praticado com respeito. É através dele que somos cocriadores com Deus para a expansão da raça humana.
Então, vamos buscar o amor e o equilíbrio em nossos relacionamentos.
Quanto ao décimo mandamento, o texto original do Evangelho diz: – “Não desejareis a casa de vosso próximo, nem seu servo, nem sua serva, nem seu boi, nem seu asno, nem coisa nenhuma que lhe pertencem”.
Podemos dizer, que nesse mandamento, há o envolvimento da inveja, orgulho e egoísmo.
A pessoa que deseja o que é do outro, quer igual ou até melhor, por pura ostentação, pois seu “ego” fala mais alto. O que é seu tem que ser sempre maior, melhor, mais bonito….
Quando lemos o texto original, podemos verificar que a inveja vai além dos bens materiais.
Isso acontece, quando invejamos ou desejamos os empregados do próximo, as qualidades de seus filhos, da (o) esposa (o), que conseguem ter êxito nos estudos, no trabalho, nas vivências do dia-a-dia…
Quantos deslizes presenciamos no cotidiano, quando uma pessoa perde a oportunidade de emprego, e até o próprio emprego, por interferência de outrem motivado pela inveja.
Assassinato entre sócios de um comércio qualquer, acontecem por ganância de um deles…
A mídia tem relatado isso constantemente.
Por outro lado, prejudicamos os demais, não só por meio de ações, mas como comprova a física quântica, nossos pensamentos, provocam uma energia tão negativa, de acordo com nossa vontade, que interfere na vida daquele que é alvo de nossa inveja.
Por isso, Deus estabeleceu essas leis e, somente através de várias encarnações, conseguiremos ter pureza de sentimentos em nossos corações.
Dizemos que será através de várias vidas, porque não mudamos sentimentos e pensamentos de um dia para outro.
Já viemos de muitas encarnações, cultivando esses sentimentos e pensamentos negativos.
Se conseguirmos detectar esse “vício’ nesta encarnação e, com firme propósito desejarmos mudar, policiando nossas ações, mesmo sem chegar à perfeição, já é de suma importância.
Eu só caminho se der o primeiro passo.
O trabalho é longo e nossa jornada também. E, a cada encarnação, com firme propósito, iremos evoluindo.
A espiritualidade amiga, estará toda empenhada em nosso auxilio, a cada minuto de nossa vida terrena.
Sabemos que Deus, nosso Pai, não nos abandona e oferece toda oportunidade de que necessitamos.
Sejamos fortes e perseverantes, pois sabemos que, ao final da batalha, seremos recompensados pelo nosso esforço em evoluir.
Muita paz a todos!
* Lucio Cândido Rosa escreve quinzenalmente sobre espiritismo e espiritualidade no Jornal Cotia Agora. Quer enviar sugestão de algum tema para que ele aborde? Envie para o email [email protected]