Coluna espírita de Lucio Cândido Rosa: Amor Exigente

Caro Leitor!

O artigo de hoje é de suma importância para todos que têm familiares ou amigos envolvidos na drogadição.
Neste artigo iremos conhecer o grupo chamado Amor Exigente que, sem fins lucrativos, políticos ou religiosos atua junto aos interessados que os procuram no auge de seu desespero.

O Amor Exigente, originou-se nos USA e, em 1984 foi trazido para o Brasil pelo Padre Jesuíta Haroldo Hans, que juntamente com Dona Mara Carvalho de Menezes, realizaram a primeira reunião na cidade de Campinas – SP.
Esse grupo é administrado por voluntários, que procuram passar aos familiares, seus 12 princípios básicos e éticos para a reestruturação da família.

O que os familiares não sabem é que, às vezes, saem em busca de ajuda para o adicto (aquele que é escravo das drogas), mas são eles que estão necessitando se reestruturar, devido a sua codependência, e por não saber vivenciar as situações em que se encontram.
As reuniões são feitas semanalmente, acolhendo as pessoas que as procuram.
Na primeira visita, a família tem um atendimento específico, quando voluntários que administram o grupo, ouvirão suas dificuldades com o adicto. E, conhecerão o trabalho desenvolvido pelo Amor Exigente.
Posteriormente, serão levados a participar de reuniões em grupo, numa troca de experiências, para entenderem que o problema pelo qual estão passando, não acontece somente com eles.

Na sequência, os 12 princípios básicos serão trabalhados mensalmente, em reuniões específicas, oferecendo aos participantes a possibilidade de absorverem conceitos e preceitos, entendendo que o problema deles não é único, e nem tão grave como possa parecer.
Os resultados para esses familiares serão de suma importância, proporcionando assim, a retirada do sentimento de culpa, por não saber lidar com seus entes queridos, que estão enfrentando algum problema com drogas lícitas ou ilícitas.

Através dessas reuniões, irão se reestruturando, deixando de viver a vida do outro, encontrando o equilíbrio necessário para viver a sua vida, e conseguir cuidar do outro também.
Na maioria das vezes, os familiares colaboram, outras vezes não, porque como codependentes, têm receio ou vergonha de falar sobre o problema, achando que ninguém ainda notou, mas que na realidade, todos os parentes e vizinhos já estarão sabendo.

Sendo orientados como co-dependentes, poderão se precaver em situações desagradáveis, como sumiço de carteiras, celulares, utensílios domésticos, pois esta questão apresentada aqui é característica do adicto, quando está enfrentando a dependência química.
Sendo convidado para uma reunião ou festa, poderá surgir a possibilidade de eventuais ocorrências citadas acima e, algumas vezes, gerando até uma grande confusão.

Não é preciso ter vergonha disso. Na verdade, o importante é se precaver para não ter problema mais tarde.
O Amor Exigente atua praticamente em todo território brasileiro.
A procura desses grupos poderá ser feita através da internet, de acordo com seu interesse:
1 – Amor Exigentinho (para crianças em idade escolar);
2 – Amor Exigente na sobriedade;
3 – Grupo educa E (que está à disposição de professores, diretores, pedagogos, para poderem apresentar esse trabalho de prevenção e educação na escola).

Em Cotia, poderemos encontrar o Amor Exigente na Rua da Prata nº 224 – Jardim Nomura, num espaço cedido pela Associação Espírita Atitude de Amor.
Essas reuniões são realizadas às sextas-feiras às 20:00 horas.
O trabalho realizado pelo Amor Exigente abre um leque muito grande na prevenção, orientação e reestruturação familiar, porque o importante para o grupo, são os princípios básicos e éticos, que através de reuniões são passados aos familiares.
Informações e localização de grupos poderão ser encontradas no site: www.AmorExigente.org.br .
Força, Fé e Alegria!
Muita paz a todos!

* Lucio Cândido Rosa escreve quinzenalmente sobre espiritismo e espiritualidade no Jornal Cotia Agora. Quer enviar sugestão de algum tema para que ele aborde? Envie para o email [email protected]