Espiritismo com Lucio Cândido Rosa: Ressurreição e reencarnação

Caro Leitor!

A reencarnação não é um dogma criado pela doutrina Espírita, porque encontramos informação de sua existência entre vários povos da antiguidade, que já existiram em nosso mundo com ideias reencarnacionistas, tais como: Egípcios, Gregos, Budistas, etc….
Poderemos ter uma maior comprovação sobre a veracidade da reencarnação, quando procurarmos o entendimento de duas passagens de Jesus, que retrata muito bem esse assunto em conversa formal com Nicodemos e os discípulos, nos escritos sagrados relatados pelos apóstolos Mateus, Marcos, Lucas e João.
No encontro isolado com Nicodemos, Jesus diz: “… Ninguém pode ver o Reino de Deus, se não nascer de novo da água e do Espírito.”
Aqui, a água é utilizada por Ele, como simbologia do fenômeno biológico do nascimento.
Já o renascer do Espírito, simboliza que ele não nasce no momento da concepção, juntamente com o corpo físico, isso explica as palavras do Mestre, quando diz que é necessário que o Espírito deve nascer de novo.
E terá que reencarnar quantas vezes forem necessárias, em situações e oportunidades diferentes, com afetos e desafetos para os ajustes que forem necessários, em um novo corpo, deixando morrer o homem velho e nascendo o homem novo na condição Espiritual, através da renovação necessária de nossos hábitos na ordem moral, se libertando das fixações doentias que gerem comportamentos infelizes. O nascer de novo não implica somente em reencarnar, mas em aproveitar cada minuto de vida na Terra, para renascer intimamente em mudanças de atitudes, hábitos, conceitos, valores, pensamentos etc.
O retorno à vida física é uma grande oportunidade para isso, pois não existe no planejamento de Deus o fracasso para ninguém, e sempre que possível, mais uma oportunidade de continuar evoluindo segundo as Leis do Progresso, em busca da perfeição ou da paz interior quando assim se quiser.
A outra comprovação que nos chama a atenção, é a respeito da vinda de Elias, quando Jesus disse que era necessário que ele viesse para restabelecer todas as coisas e, que ele já havia vindo e não o reconheceram. Nesse caso fica bem claro, que Ele falava de João Batista.
A reencarnação fazia parte dos dogmas Judeus sob o nome de ressurreição.
A ressurreição fica muito bem compreendida, quando Jesus pede para retirar a pedra que fechava o sepulcro de Lázaro, dizendo que ele apenas dormia. O elo de ligação entre o corpo físico e o corpo espiritual, denominado cordão de prata ou liame de ligação, ainda não havia se rompido e ele ressurge no mesmo corpo.

O processo reencarnatório só não era bem claro para eles, porque não entendiam a ligação do Espírito com o corpo, conceito que a Doutrina Espírita esclarece com toda propriedade possível, dizendo que:
I Quando encarnados somos: corpo físico, corpo espiritual(perispírito) e Espírito.
II Após o desencarne seremos corpo espiritual(perispírito) e Espírito.
Sendo assim quando encarnado, o Espírito pensa, transmite ao perspírito por um fluido especial, que leva a mensagem ao corpo físico para ser executado.
Por outro lado quando o corpo sofre uma ação, transmite ao perispírito, que levará pelo mesmo fluido especial ao Espírito, em busca de um pensamento que lhe dê uma resposta correspondente.
Estando de posse de seu projeto reencarnatório, o Espírito, através do perispírito, que é o modelador biológico do corpo físico, conforme suas necessidades, de forma consciente ou inconsciente, irá se ligar na constituição desse corpo molécula a molécula, sempre acompanhado de uma equipe espiritual, que colaborará junto ao seu projeto de nascimento.
Quando a criança, está dormindo, sorrindo e sonhado provavelmente estará acompanhada dessa equipe, visualizando-a.
Uma outra forma de comprovação da presença dessa equipe, é quando a criança está brincando com seu amigo imaginário, que pode ser um amigo espiritual ou parente que vem visitá-lo ou ajudá-lo a se ajustar em seu processo reencarnatório.
Normalmente a criança vê o Espírito sem nenhuma diferença acreditando que é um encarnado.
Assim sendo reforço que iremos reencarnar quantas vezes forem necessárias, para alcançar a nossa perfeição relativa, pois perfeito e só Deus.
Como já dissemos, a reencarnação é uma nova oportunidade de evoluirmos espiritualmente, porque somos imortais. Portanto somos criados simples e ignorantes tendo a eternidade para podermos evoluir.
Deus nosso Pai, que é todo poder e bondade, não iria nos criar para, ao fim da existência carnal, sermos destinados a ir para o céu, inferno ou purgatório.
Se fosse assim, seríamos marionetes criados fisicamente diferenciados: um alto e outro baixo, um obeso e outro magro, um branco e outro negro, vermelho ou amarelo, com defeitos físicos variados, e ainda com deficiências morais e espirituais, e Deus sendo mero espectador e juiz dessas situações apresentadas.
Quando alguém passa por uma provação muitos dizem que é para pagar por alguma coisa que seus pais fizeram nesta vida. Sabemos entretanto que cada um responderá por seus atos, através da Lei de Causa e Efeito.
A encarnação será então expiação para uns e missão para outros, com o objetivo de desenvolver a fraternidade, restabelecendo o equilíbrio mental e o refazimento do corpo espiritual.
Muita Paz a Todos!

* Lucio Cândido Rosa escreve quinzenalmente sobre espiritismo e espiritualidade no Jornal Cotia Agora. Quer enviar sugestão de algum tema para que ele aborde? Envie para o email [email protected]