Coluna Pedalar Mais, com Manoel Lopes: Ciclismo e a mobilidade urbana
É animador ver como São Paulo está investindo na mobilidade urbana, especialmente no incentivo ao uso da bicicleta. A expansão da malha cicloviária não só oferece mais segurança aos ciclistas, mas também promove uma série de benefícios, sociais e de saúde.
A integração da bicicleta com o transporte público é uma estratégia inteligente, pois reduz a dependência de veículos motorizados individuais e contribui para diminuir o congestionamento nas vias urbanas. Além disso, programas como o Pedal SAMPA, (https://pedalsampa.com.br/) que oferecem empréstimo gratuito de bicicletas, democratizam o acesso a esse meio de transporte e incentivam seu uso não apenas como forma de locomoção, mas também como laser e atividade familiar.
A prioridade na manutenção da malha cicloviária existente é crucial para garantir a segurança e o conforto dos ciclistas. É ótimo ver que a cidade está implementando um programa permanente de manutenção, que não só prolongará a vida útil das estruturas já instaladas, mas também atenderá as necessidades e demandas da população por meio de auditorias e feedbacks.
Com todas essas iniciativas, São Paulo está se consolidando como um exemplo de cidade que valoriza e investe na mobilidade ativa, proporcionando uma experiência de deslocamento mais sustentável, saudável e inclusiva para seus habitantes.
A bicicleta está se tornando uma peça central nas estratégias de mobilidade urbana ao redor do mundo.
Vamos dar uma olhada mais detalhada em cada região:
- Europa: Em cidades europeias como Londres, Amsterdã e Barcelona os estacionamentos para bicicletas nas estações de trem são uma parte essencial da infraestrutura de transporte. Isso facilita a integração entre bicicleta e transporte público, proporcionando aos cidadãos uma opção de mobilidade flexível, eficiente e sustentável.
- Ásia: O crescimento econômico rápido em países asiáticos como China, Índia e os Tigres Asiáticos resultou em um aumento significativo no número de veículos motorizados, levando a problemas de trânsito e poluição. Para enfrentar
esses desafios, os governos locais estão incentivando ativamente o uso da bicicleta como uma alternativa de transporte mais sustentável e acessível. - América Latina: Bogotá é um exemplo inspirador de como o planejamento cicloviário pode ser integrado a outras iniciativas de mobilidade urbana. A cidade implantou com sucesso sistemas de ônibus de alta capacidade e requalificou suas vias para torná-las mais seguras e acessíveis para ciclistas. Essa abordagem integrada tem o potencial de transformar positivamente o sistema de transporte urbano e melhorar a qualidade de vida dos cidadãos.
De acordo com a publicação – A Bicicleta e as Cidades – do Instituto de Energia e Meio Ambiente, a bicicleta está emergindo como uma solução viável e eficaz para os desafios de mobilidade enfrentados pelas cidades em todo o mundo. Sua promoção não apenas melhora a mobilidade e a sustentabilidade, mas também contribui para uma melhor qualidade de vida para os habitantes urbanos.

Essa coluna pretende conversar com os candidatos a prefeitura de Cotia e perguntar quais os planos para o ciclismo/mobilidade urbana para cidade. Sabemos que, infelizmente, é comum que durante os períodos eleitorais, os candidatos façam promessas ambiciosas e apresentem projetos que parecem resolver os problemas enfrentados pela comunidade. No entanto, após as eleições, a realidade muitas vezes não corresponde às expectativas e as promessas feitas podem não ser cumpridas.
Portanto, selecionei 5 perguntas que farei a todos os candidatos relacionados a mobilidade urbana de forma a exigir respostas detalhadas e específicas além de pedir compromissos claros e mensuráveis. Assim que obtiver respostas publicaremos.
São elas:
- Quais são os planos concretos para promover o ciclismo como meio de transporte em Cotia?
- Como o candidato pretende melhorar a infraestrutura cicloviária na cidade, incluindo a construção de novas ciclovias e ciclofaixas?
- Como será garantida a segurança dos ciclistas nas vias públicas, especialmente em áreas de tráfego intenso?
- Qual é a visão do candidato para integrar o ciclismo ao sistema de transporte público de Cotia, como por exemplo, a instalação de paraciclos em estações de ônibus, metrôs ou trens? (Muitos ciclistas de Cotia vão até as estações do Butantã ou Vila Sonia e dali aos seus trabalhos e passeios)
- Como o candidato planeja promover uma mudança cultural em relação ao uso da bicicleta como meio de transporte, incentivando mais pessoas a adotá-la em suas rotinas diárias?

É importante que os candidatos se comprometam publicamente com a implementação de medidas concretas para promover o ciclismo e melhorar a mobilidade urbana em nossa cidade de Cotia.
E você, tem alguma sugestão?
Aliás, o que você está achando dessa coluna Pedalar Mais do Jornal Cotia Agora? Escreva para nós [email protected]
Manoel Lopes @pedalar.mais
