Cotianos são afetados por interdição da ponte Jaguaré

Um incêndio ocorrido debaixo da Ponte do Jaguaré na última sexta-feira mudou a rotina de quem circula pela região. Ali tem uma favela com barracos de madeira e palets, que pegaram fogo e as labaredas atingiram a ponte e sua estrutura, o que causou a interdição para carros de qualquer tamanho, somente pedestres e ciclistas podem circular.

Além disso, 13 linhas de ônibus tiveram o itinerário alterado. Muita confusão no trânsito desde então. As mudanças ocorrem até que a ponte seja liberada, o que ainda não tem data para ocorrer. Pedaços de concreto e aço foram retirados da ponte para passar por análise. Na madrugada desta terça-feira houve a liberação parcial da pista sentido centro, com duas faixas de rolamento para a Gastão Vidigal e uma para a Politécnica. À tarde o fluxo se inverte.

Cotianos reclamam

O Jornal Cotia Agora colheu o relato de algumas pessoas que moram em Cotia, mas trabalham na Capital e usam diariamente a ponte. Alguns passaram a usar a ponte Cidade Universitária, o que altera o trajeto e acrescenta alguns quilômetros a mais. Também tem gente que prefere pegar o Rodoanel e a Castello Branco, passando pelo Cebolão e a partir dali, usar vias alternativas para chegar ao trabalho.

Todo dia faço o trajeto pela Raposo, Politécnica, ponte e avenida Jaguaré para chegar à Lapa. Complicou para mim e nesta segunda acabei me atrasando para chegar no trabalho. Tive que fazer uma rota alternativa no Waze e seguir em frente“, comentou Fabrício, gerente de vendas.

Já a administradora de empresa Priscila, o primeiro dia foi difícil, mas conseguiu fazer uma rota para trabalhar: “Fui pega de surpresa, pois viajei no feriado e nem sabia do que aconteceu, só na hora que estava na Politécnica e tudo parado, mas consegui traçar uma rota no aplicativo, atrasei uma hora, mas cheguei no trabalho“.

Mas, tem gente que não teve a mesma tranquilidade, caso de João Vieira, motorista que faz entregas na Ceagesp: “Um absurdo, isso já era pra acontecer, todo dia eu via esse pessoal que mora debaixo da ponte fazendo fumaça e sabia que um dia ia dar problema mais grave. Me ferrei e com caminhão é mais complicado, me atrasei e por pouco não sou pego no rodízio“.

A melhor opção para quem usa diariamente a Ponte do Jaguaré é usar alternativas como a da Cidade Universitária e acessar a Marginal Pinheiros para ter acesso à outras regiões.