Gaeco e PM prendem cinco guardas municipais de Ibiúna

O Gaeco – Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado e a Polícia Militar cumpriram na tarde desta segunda-feira (17) mandado judicial ordenando a prisão de cinco guardas civis municipais de Ibiúna.

De acordo com as investigações dos promotores do Gaeco, eles são suspeitos de envolvimento em práticas criminosas na região, como tráfico de drogas e abuso de poder.

As prisões causaram bastante espanto na população ibiunense e foram destaque na imprensa regional. Dos cinco presos, dois moram em Ibiúna, dois em Piedade e um em São Roque. Entretanto, o nome dos detidos não foram divulgados.

Segundo a PM de Ibiúna, alguns dos suspeitos foram pegos a caminho da Guarda Municipal, outros durante patrulhamento e alguns fora do local de trabalho em suas próprias residências.

Os guardas foram levados ao prédio do Gaeco em Sorocaba, onde prestaram depoimento. Em seguida eles foram encaminhados para a cadeia de Pilar do Sul, e foram transferidos para o Centro de Detenção Provisória (CDP) de Sorocaba nesta terça-feira (18).

Das cinco prisões, três foram preventivas e duas temporárias, ou seja, foram decretadas para proteger o inquérito e impedir que as investigações sejam atrapalhadas ou os suspeitos fujam. Sendo assim, ainda não há nada que comprove a autoria dos delitos, sendo que os GCMs são apenas suspeitos e estão sendo investigados.

A ideia é que, uma vez encontrado indício do crime, a prisão preventiva evite que o réu continue a atuar fora da lei. Também serve para evitar que o mesmo atrapalhe o andamento do processo, por meio de ameaças a testemunhas ou destruição de provas, e impossibilite sua fuga, ao garantir que a pena imposta pela futura sentença seja cumprida.

Por Tiago Albertim – Jornal do Povo