Implantação de radares na Raposo Tavares irá demorar mais alguns meses

Em novembro de 2023 o Jornal Cotia Agora publicou com exclusividade uma matéria (copiada por muitos sites da região sem citar a fonte) sobre a licitação do DER – Departamento de Estradas de Rodagem para a implantação dos novos radares na Raposo Tavares e Estrada da Roselândia.

O órgão estatal lançou o edital, que teria as propostas abertas na semana passada em sua sede, mas, o documento foi republicado e a nova data de abertura ficou para 20 de fevereiro. Na prática, a implantação dos aparelhos vai demorar mais alguns meses.

O Jornal Cotia Agora vem acompanhando o caso desde 2021, quando o contrato com a empresa responsável pela operação dos equipamentos venceu e desde então, as rodovias estão sem os radares fixos, como no caso da Raposo Tavares no trecho entre a Capital e Cotia.

A abertura de nova licitação para contratar uma empresa que administre o sistema virou novela. Editais foram lançados, contestados e nenhuma solução foi dada até o momento. O adiamento da licitação aconteceu devido a contestações por parte de empresas interessadas. Foram três governadores neste período (João Doria, Rodrigo Garcia e Tarcísio de Freitas) e a licitação somente agora foi lançada.

Nossa reportagem apurou que os radares a serem instalados na Raposo Tavares ficarão nos Kms 10,8; 11,6; 12,5; 16,1; 17,1; 18,8; 18,9; 20,8; 21,9; 23,8; 25,9; 27,1; 29,2; 30,3; 30,4; 32,2.

Na região ainda teremos mais cinco equipamentos na Rodovia Coronel Nelson Tranchesi, a Estrada da Roselândia, nos kms 33,6; 35,1; 39,9; 41,9 e 43,5.

A novidade é que os novos equipamentos serão mais modernos e eficientes. Além de fiscalizar a velocidade, farão leitura automática de placas e terão, ainda, a função de contagem de veículos, com capacidade de transmissão das informações em tempo real para o DER.