Luiz Júnior: A Igreja Católica, o Cristianismo e a Astrologia

Alguns cristãos atacam a Astrologia e os astrólogos baseados em fundamentos bíblicos – esquecendo-se de que a Bíblia sofreu no mínimo dois grandes cortes – no concílio de Nicéia, em 325 dC – onde se declarou a natureza divina de Cristo, – e o de Éfeso de 432 dC com a unidade de Cristo e Maria.

Qualquer passagem bíblica que contrariasse as decisões papais era sumariamente eliminada da mesma – gerando os 79 livros apócrifos da Bíblia: escritos que contrariavam o decidido nos Concílios.

Uma rápida passagem por algum motor de busca da Internet demonstra o quanto algumas correntes do catolicismo ainda condenam a Astrologia. No site www.universocatolico.com.br vemos o seguinte texto:

“Grandes religiões, como o Cristianismo e o Judaísmo, condenam a astrologia e outros sistemas semelhantes”.

E também no site HTTP://epocaestadobrasil.wordpress.com é possível ver um texto com a seguinte chamada:

“Engodo. Igreja Católica desmascara a astrologia e o horóscopo, tão difundindo pela mídia pestilenta. A Bíblia ensina que a astrologia é não somente uma atividade inútil (sem valor), mas algo tão mau que sua simples presença indica que o juízo de Deus já ocorreu (Atos, 7.42-43). Tanto como filosofia ou como prática, a astrologia rejeita a verdade relativa ao Deus vivo, e em seu lugar conduz as pessoas a objetos mortos, como os astros e planetas. Assim como a Bíblia ridiculariza os ídolos, também o faz com os astrólogos e suas práticas (Isaías, 47.13).”

Porém, na própria Bíblia são encontrados alguns fatos bastante claros sobre a importância da Astrologia. Vejamos a história do Profeta Daniel. Consta em Daniel (2:48) que “Então o Rei engrandeceu a Daniel, e lhe deu muitas e grandes dádivas, e o pôs por governador de toda a província da Babilônia, como também o fez chefe dos governadores sobre todos os sábios da Babilônia”. Pois bem, no original, no lugar de “sábios” está a palavra chakiym que significa sábio, caldeu ou mago. A Astrologia nasceu na antiga Caldéia, e os primeiros astrólogos eram chamados de caldeus. Podemos deduzir, portanto, que o Profeta Daniel era o chefe dos astrólogos. Ou como acham que ele se tornou Profeta?

Bem, agora vamos ver uma sequência de obras de arte espalhadas pelas catedrais de todo o mundo – inclusive no Mosteiro de São Bento, em São Paulo, onde o Papa Bento XVI hospedou-se durante sua visita ao Brasil. Vejam, admirem as obras e tomem decisões por vocês mesmos:

Catedral de Notre Dame – França
Catedral de Notre Dame – França
Basílica de Santo Isidoro – Espanha
Basílica de Santo Isidoro – Espanha
Catedral de Amiens – França
Catedral de Amiens – França
Catedral de Soisson – França
Catedral de Soisson – França
Igreja de São Pierre – França
Igreja de São Pierre – França
Lucca Duomo – Italia
Lucca Duomo – Italia
Mosteiro de São Bento – Brasil
Mosteiro de São Bento – Brasil