Mauro Calil: Sempre o melhor para você, sua família e também para o seu dinheiro

Poder oferecer o que de melhor existe para sua família, amigos e para você mesmo, é uma dádiva. Queremos aumentar nosso poder de escolha frente às alternativas que se apresentam, à nossa frente, todos os dias.

Para a identificação daquilo que de bom aparece à nossa frente é necessário, em primeiro lugar, saber o que é bom, o que é menos bom e o que é melhor. Alguém já disse que a vida é arte da escolha e, como escolher algo que não se conhece? Quem não sabe que existem linhas aéreas para o mesmo destino e, pelo mesmo preço do ônibus, jamais escolherá o avião para viajar.

Porém, vencida a barreira do conhecimento restará o receio de voar, o medo mesmo. Este poderá ser superado pela recorrência de boas experiências, ou somente com ajuda especializada.

Queremos e devemos oferecer a nós mesmos e, a todos que amamos, o que há de melhor dentro daquilo que identificamos como boas alternativas. O melhor para seu cunhado pode não ser para você ou seu vizinho. OK, isto é bom! Assim todos terão o seu próprio melhor, desde que tenham recursos para adquirir. Aqui falo explicitamente de dinheiro, para concretizar desejos.

Se devemos ter dinheiro para ter o melhor, por que não dar ao dinheiro também o melhor?

Onde está seu dinheiro agora? Na caderneta de poupança, que rende algo como 60% do CDI? Ou em uma aplicação financeira que rende 92% do CDI, já descontado o IR e com a mesma segurança da caderneta?
Se você recebe menos que 95% do CDI, já descontado o IR e corre riscos maiores que o da caderneta, saiba que está maltratando seu dinheiro. Justamente ele, que compra o melhor para você e sua família.

Oferecer o melhor, também ao dinheiro, aumenta suas possibilidades de dar o máximo possível aos que amamos. Se você não tem este conhecimento, ou te resta o medo de investir melhor, comece experimentando e buscando ajuda especializada. Isto é um ato de sabedoria e amor próprio.

*O professor Mauro Calil é  especialista em investimentos no Banco Ourinvest.
É também  palestrante e autor dos livros “Receita do bolo” e “Separe uma verba para ser feliz” e proprietário da Academia do Dinheiro, instituição especializada em cursos de educação financeira e finanças.  Possui mestrado pela USP e Pós Graduação em Marketing pela ESPM e certificado pela ANBIMA como CEA.