Menopausa: Saiba como prevenir a queda de cabelo durante esse período

A tricologista Viviane Coutinho falou sobre a relação dos cabelos com a menopausa e como cuidar deles da melhor forma possível.

O cabelo é algo que mexe 100% com a autoestima da mulher, por isso, é tão importante para elas mantê-lo saudável. Contudo, durante a menopausa pode ser um pouco mais difícil, mas não é impossível!

Os fios caem durante a menopausa? A resposta é sim! De acordo com a tricologista Viviane Coutinho, isso se dá pelo ovário diminuir a produção de estrogênio, o que faz com que os níveis de colágeno, que é o responsável pela saúde do cabelo, caiam

E, nesse período, os fios ficam mais finos, secos e, na maioria das vezes, brancos por conta do processo de envelhecimento. Por isso, eles precisam de cuidados especiais, como, por exemplo, trocar as tintas por tonalizantes, aumentar as hidratações e evitar o uso de químicas.

“É importante, também, cuidar da alimentação e manter as vitaminas em dia, pois elas contribuem para a saúde do cabelo, mantendo-o mais forte”, explica a especialista.

Dicas para manter o cabelo saudável e evitar a queda dos fios:

● Use shampoo e condicionador para equilibrar as necessidades do cabelo (lubrificação natural, acalmia, entre outras)
● Passe condicionador e lave para proteger antes de ir à praia ou entrar na piscina;
● Hidrate periodicamente;
● Mantenha uma alimentação saudável e equilibrada, incluindo proteínas, biotina, ferro, zinco e selênio;
● Suplemente a alimentação com vitaminas;
● Diminua o uso de chapinha, secador e outros aparelhos térmicos.

Além dessas dicas, Viviane diz que existem tratamentos com maior quantidade de proteínas e também que as hidratações devem ser feitas uma vez por semana, seja na sua casa ou no salão de beleza.

Mesmo com o cabelo saudável, esses tratamentos são recomendados, porque aumentam os níveis hídricos da fibra capilar e diminuem a alteração das proteínas no dia a dia ou caso tenha sido feito algum processo com química, como pintura.