Milhares de casas e comércios seguem sem energia desde sexta-feira em Cotia

Passados mais de três dias e muitas casas, comércios e indústrias seguem sem energia elétrica em diversos bairros de Cotia. O Jornal Cotia Agora tem recebido muitas reclamações de munícipes que já não sabem mais o que fazer sem luz, com produtos que estragaram e tiveram que ir para o lixo, além de todo o transtorno gerado.

Todos são unânimes em afirmar que não conseguem falar com a Enel. A empresa, por sua vez, em nota disse que já restabeleceu o fornecimento em 85% dos 2,1 milhões de imóveis que ficaram sem luz na Grande SP. Diz também que toda sua equipe está nas ruas, o que não é verdade, já que uma leitora flagrou diversos caminhões parados na base da empresa na Estrada do Embu, como mostra a foto.

Nesta segunda-feira (6), a Aneel – Agência Nacional de Energia Elétrica se reuniu com o governador Tarcísio de Freitas para cobrar explicações sobre os problemas no fornecimento de energia.

O Ministério Público vai abrir uma investigação para apurar se houve omissão da Enel no restabelecimento de energia para seus consumidores.

Em Cotia ainda falta luz na região do Km 21, Morro do Macaco, Stella Maris, Água Espraiada, Colinas de Cotia, Tijuco Preto, entre outros bairros.

Moradores e comerciantes acumulam prejuízos. Muita gente ainda reclama da falta de água, já que o sistema de bombeamento para as residências depende de energia elétrica e a Sabesp diz que espera a Enel restabelecer o serviço. Nos bairros onde a luz voltou na segunda-feira, a previsão é de que a água esteja em todos os locais até esta terça.

Relatos de pessoas que estão incomunicáveis, sem conseguir carregar seus celulares. Produtos perecíveis já foram para o lixo, tanto de casas como de comércios. O prejuízo de alguns comerciantes ainda é incalculável. Ouvimos relatos de que já tem lojista dizendo que vai fechar as portas definitivamente, por não conseguir trabalhar desde sexta.

A Enel, em nota, disse que até esta terça-feira tudo estaria resolvido. Será?