Nova onda de calor de novembro pode superar a de setembro

Com o estabelecimento do ar seco sobre o país novamente, as temperaturas vão subir muito a partir desta quarta-feira (8) configurando uma nova onda de calor com temperaturas subindo 5°C ou mais por amplas áreas do Brasil e com um período maior de duração (mais de 5 dias).

O calor já será intenso nesta quarta-feira, também no norte e oeste do PR, extremo oeste de SC e em pontos do norte/oeste do RS, além de se espalhar mais por SP e GO; atenção, já teremos temperaturas máximas passando dos 37°C no oeste paulista.

A partir de quinta-feira (9), o ar frio das madrugadas perde força e serão mais quentes, principalmente em MS e sudoeste de MT. Quase todo o estado de SP terá mínimas acima de 20°C, acima de 22/24°C no oeste/norte paulista. Regiões do Vale do Ribeira, Grande SP, Vale do Paraíba e grande parte do RJ terão máximas elevadas também na quinta-feira.

Calorão de 40°C

Na sexta-feira (10) as temperaturas disparam no interior de SP e há previsão de temperaturas em torno de 40°C, principalmente no oeste/norte e até mesmo em áreas do centro paulista. Esta média de temperatura, também é prevista para as cidades do Triângulo Mineiro, sul de GO e alguns pontos do sul do TO. O leste de MG e o estado do ES também terão calor intenso na sexta.

O fim de semana será muito quente em quase todas as regiões do país. As temperaturas podem passar dos 40°C em MS, sul de MT, sul e oeste de GO, Triângulo Mineiro, interior de SP e Vale do Ribeira, Grande Rio, região dos Lagos e região de Campos, extremo norte do PR.

Temperaturas sobem mais na próxima semana

O calor aumenta ainda mais na segunda-feira (13). As temperaturas disparam ainda mais e podem passar dos 40°C também no TO, BA, PI, ES, leste de MG, e talvez no interior de PE e RO. O calor segue constante na terça (14) e na quarta-feira (15), feriado.

O meteorologista Vinicius Lucyrio, pontua:

“Estamos diante de uma onda de calor histórica, em um mês em que normalmente temos a umidade se espalhando de novo sobre o país, com chuvas amplas e volumosas, com radiação solar mais intensa e dias mais longos. Potencialmente teremos recordes mensais para novembro em Palmas, Goiânia, Brasília, Belo Horizonte, São Paulo, Rio de Janeiro, Cuiabá e Campo Grande. É possível que esta onda de calor seja mais forte que a de setembro, em termos de duração e abrangência.”

Por Vinicius Lucyrio, meteorologista da Climatempo – Foto: Marcelo casal Jr – Agência Brasil