Pagamento com QR Code começa a ser testado em linha de ônibus de SP

Durante seis meses, os passageiros dos 17 ônibus da linha 4031/0 Parque Madalena – Metrô Tamanduateí terão a opção de pagar a tarifa por meio de QR Code. A nova opção de pagamento é parte de um período de testes iniciado neste mês pela SPTrans.

Segundo a empresa, a nova opção de pagamento traz mais praticidade aos passageiros que preferem utilizar o smartphone para pagamento e que a opção garantirá mais agilidade e segurança do que o pagamento em dinheiro.

Para utilizar o recurso, o usuário deve instalar em seu celular o aplicativo SP Pass, fazer o cadastro e adquirir créditos ou passagens. Após a realização desses passos, será gerado o QR Code para leitura no validador instalado no ônibus.

Uma diferença em relação ao Bilhete Único é que o QR Code é unitário, não dando direito à integração.

Rodrigo Petroni, cofundador e CEO da UPM2, empresa desenvolvedora do SP PASS, explica que a intenção não é de substituir o Bilhete Único. “Ele é mais um meio de pagamento. Não veio substituir nada. A gente acredita que o QR Code vai facilitar muito a vida do usuário esporádico, do turista, da pessoa que não tem o cartão do Bilhete Único. Para nós, o usuário tem que ter o poder de escolher como ele quer pagar, o que é melhor e mais prático para ele”.

Petroni afirma que o aplicativo tem ainda outras ferramentas ligadas à mobilidade urbana, como um recurso que avisa qual é o próximo ponto, que informa se o ônibus é acessível, se tem wi-fi e até ajuda na roteirização do caminho do passageiro. Há também opções de serviços financeiros.

Os testes já foram iniciados e, segundo o CEO da UPM2, tem apresentado resultados positivos. “O sistema está bem estável, os feedbacks que estamos tendo do pessoal que usa a linha são positivos. A gente vai lá dia sim, dia não, conversa com os motoristas e eles falam que o pessoal está usando e que estão gostando”, diz Petroni.

A SPTrans explica que a fase de testes servirá para ajustes e alterações necessárias no sistema. “Além disso, serão realizadas pesquisas com os passageiros da linha 4031/10 para avaliar o índice de satisfação com a nova tecnologia.”

Questionada sobre a possibilidade de expansão do uso do pagamento via QR Code para todo o sistema, a SPTrans disse que “a expansão do projeto para todas as linhas depende de estudos que serão realizados durante o período experimental”.

Da Folhapress