Psicóloga Fernanda Piva: Medo do Abandono

O medo do abandono costuma ser uma demanda muito comum no consultório.

É uma forma de ansiedade que as pessoas sentem quando se deparam com a idéia de perder alguém que gostam.

Aqui vamos falar de perder alguém, não para a morte que infelizmente é algo inevitável, mas de perder um relacionamento, uma amizade ou algo parecido.

Essas crenças podem estar ligadas ao capitalismo por exemplo, onde a pessoa com esse medo excessivo pode associar perder pessoas assim como objetos que costumam ser usados e descartados.

Podem também estar associado as Fantasias geradas pelas redes sociais que podem passar a sensação de sempre existir alguém melhor que nós e que a qualquer momento será trocada;

Vivências de Abandono na infância, baixa autoestima e complexo de inferioridade;

Com a crença do Abandono impregnada, fica difícil confiar no outro, por mais que a pessoa faça, você não confia em si mesma e nem no seu valor.

Esse medo é tão grande que você pode se sentir mais tranquila somente quando o abandono de fato acontece!

Então pode começar a boicotar seus relacionamentos a fim de comprovar essa sua tese ainda que de forma inconsciente , não se permite amar e nem ser amado;

Pode com tanto medo do Abandono, se submeter a permanecer em relacionamentos ruins, aceitando migalhas para não se sentir só .

A terapia pode te auxiliar nesse processo de tomar consciência desse estado e praticar o autocuidado, elaborando suas experiências e produzindo um novo sentido para as novas, de modo que diminua a tendência de repetir as situações dolorosas pela qual passou.

Para agendar sua sessão online, envie uma mensagem através do WhatsApp. 9-9738-3350

Com carinho,

*Fernanda Corrêa Piva Takeda – CRP 06/ 92210 – Psicóloga Clínica – Telefone: 9-9738-3350, escreve no Jornal Cotia Agora. Instagram: https://www.instagram.com/fernandapivapsicologa/
Facebook: https://www.facebook.com/fernandapivapsicologa/ – email: [email protected]