Recusa ao teste do bafômetro é 79% das multas aplicadas no estado

Ao todo, 78,7% das multas aplicadas no Estado de São Paulo em setembro durante a Operação Direção Segura Integrada, ação de fiscalização da Lei Seca, foram por recusa ao teste do bafômetro. O dado foi divulgado pelo Detran.

Das 376 multas registradas, 296 foram por recusa ao teste. Já na Capital, o índice corresponde a 94% do total das infrações – 94 em um universo de 100 autuações no mesmo período.

Os 296 motoristas autuados por recusa ao teste do bafômetro foram penalizados, cada um, no valor de R$ 2.934,70 e responderão a processo de suspensão da carteira de habilitação. No caso de reincidência no período de 12 meses, a pena será aplicada em dobro, ou seja, R$ 5.869,40, além da cassação da CNH (Carteira Nacional de Habilitação).

O mesmo ocorrerá com os 66 condutores (17,5% do total das multas aplicadas) que apresentaram até 0,33 % miligramas de álcool por litro de ar expelido. Eles responderão a processo administrativo. Tanto dirigir sob a influência de álcool quanto recusar-se a soprar o bafômetro são consideradas infrações gravíssimas.

Já os 14 condutores autuados (3,7% do total das infrações) por embriaguez ao volante que apresentaram mais de 0,34% miligramas de álcool por litro de ar expelido responderão na Justiça por crime de trânsito. Se condenados, poderão cumprir de seis meses a três anos de prisão.

Do Metro