Somos Cotia e Brevi Responsabilidades Ecológicas participam de movimento global em prol do meio ambiente

*texto de Fernando Breviglieri (Somos Cotia)

O plogging é um movimento global recente que se originou na Suécia e que aproveita a atividade física ao ar livre para recolher os resíduos que sujam as áreas que você visitou e este foi o contexto que uma centena de pessoas, na sua maioria, munícipes de Cotia deixaram o sedentarismo e participaram deste evento inédito na cidade.

O 1º PLOGGING de Cotia foi promovido pela Prefeitura e organizado pelas Secretarias do Turismo, Verde e Meio Ambiente e Direitos Humanos, Cidadania e da Mulher e demais com logísticas, servidores e equipamentos.

O dia 25 de setembro de 2022 amanheceu com temperaturas baixas, mas com tempo firme e após as palavras das autoridades e personalidades presentes – Vice-Prefeita Ângela Maluf, Monja Miou You do Templo Zu Lai, Leandro Belini, especialista em Sustentabilidade e Resíduos Sólidos; Bethoven Barvaesz-Romo e Amanda Pimentel Berk de Queiroz, do Programa USP Sustentabilidade da Superintendência de Gestão Ambiental da USP, a Associação Thaiwalter Karatê-Do e Kobu-do Shorin-RYU fez apresentações das artes marciais e também ofereceu aquecimento e alongamento para todos os participantes.

O conjunto de pessoas fez uma composição de cores tão diversa quanto as pessoas que se incluíram na proposta de atuar em benefício ao nosso meio ambiente. Estavam presentes o grupo de escoteiros Lobinho Melhor Possível e Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, Buddha’s Scouts Brasil, voluntários da associação SOMOS COTIA, Rotary Internacional, Blia Associação Internacional Budista Progresso, COOPERNOVA Cotia Recicla, Amavita Indústria de Alimentos e Saint Luiger Processadora de Alimentos Ltda e Brevi Responsabilidades Ecológicas.

A caminhada iniciou no Paço Municipal e circulando a quadra passou pela feira livre que ocorre aos domingos na Avenida Rotary, seguiu pela Avenida Professor Manoel José Pedroso e na altura do atual CIS (Centro Integrado Saúde Cotia) foi realizada a primeira pesagem dos resíduos coletados nos pavimentos públicos deste trecho. As quantidades e tipos de resíduos foram registrados no aplicativo Web Brevi – https://brevi.eco.br e após esta etapa foram armazenados no caminhão da COOPERNOVA com apoio dos 34 cooperados.

O procedimento de pesagem, registros das quantidades e tipos de resíduos para posterior armazenamento foram realizados em outros 4 pontos durante o trajeto até o Carmelo do Imaculado Coração de Maria e Santa Teresinha do Menino Jesus, sendo que os resultados parciais foram anunciados aos participantes e demais munícipes.

A passagem em frente à Igreja de Nossa Senhora de Monte Serrate foi um dos pontos altos, pois foram trazidas ao público informações sobre este patrimônio histórico da cidade. Na sequência veio o prédio da Câmara dos Vereadores, o casario antigo desta área pioneira e a chegada aos portões do Carmelo localizado na Avenida Professor Joaquim Barreto, 162 – Centro.

Após a última atividade relacionada ao descarte responsável dos resíduos sólidos recicláveis realizada junto aos portões, todos subiram até a edificação principal de cor predominantemente branca. Há 75 anos as irmãs carmelitas construíram o mosteiro e fundaram o Carmelo do Imaculado Coração de Maria e Santa Teresinha do Menino Jesus de Cotia. Ele está localizado no alto de uma colina de onde sua vista mostra uma paisagem única da cidade de Cotia, seus arredores e a Capital no Horizonte dos dias em que a atmosfera está transparente. No local existe uma loja com itens religiosos e as missas aos domingos acontecem às 8h.

Neste importante ponto turístico foram preparados 120 berços para o plantio de 120 árvores nativas da Mata Atlântica com a participação dos munícipes do plogging e estes receberam certificados de participação.

A prefeitura também colocou à disposição vans para o retorno até o ponto de início do 1º PLOGGING de Cotia e tudo se concluiu com gentilezas e novas amizades.

Um dia histórico!