Coluna de Rafael Oliveira: Banda Soen, sonoridade do disco mais completo, Imperial

Mais uma banda excelente vem da Suécia, desde 2010 o grupo Soen tem sido uma das mais competentes bandas do seu segmento, criando um conteúdo musical de alta qualidade e mantendo o brilhantismo em seus discos desde Cognitive (2012), Tellurian (2014), Lykaia (2017) e Lotus (2019).

Hoje em nossas impressões vamos falar sobre o disco lançado ainda na fase das restrições pela Covid-19 o disco “Imperial”, acentuando a maturidade da banda pelo seu imenso poder criativo, que por muitas vezes é confundido com a banda “Tool” pela semelhança.

O grupo é formado pelo líder e baterista Martin Lopez (ex-membro das bandas Opeth e Amon Amarth), Joel Ekelöf e o guitarrista Cody Ford, a banda possui uma sonoridade do “rock progressivo” com arranjos musica bem articulados e limpos.

A bateria de Lopez conduz a sonoridade de boa parte das canções, seguindo uma combinação poderosa com a guitarra de Ford e também pela voz marcante do vocalista.

Começamos o disco com a faixa “Lumerian” uma canção bastante limpa, com uma melodia bem empolgante e um trabalho muito bem-feito, uma excelente canção para abertura, seguindo para “Deceiver”, está inclusive possui um clipe de alta performance, muito bem-feito pelas gravações, mostrando a criatividade e a qualidade que estão presentes na banda sueca, sem dúvida eles vão marcar a história.

A canção se torna mais melódica, mas com boas notas vocais comprimidas e novamente os arranjos musicais bem-feitos, a terceira canção “Monarch” também celebra mais um clipe bem-arranjado e apresentando uma cobra gigante que inclusive marcam a capa deste disco, o som e a melodia permanecem na qualidade da faixa, um excelente solo de guitarra.

Já na canção “Illusion” é mais um belo trabalho de melodia e criatividade que a banda produziu, mais um clipe empolgante, as canções nos levam a refletir sobre diversos assuntos e tópicos das nossas vidas, à medida que vamos avançando o videoclipe.

Não há como deixar de ver a qualidade e a criatividades presentes em cada canção da banda, som a seguir “Antagonist” solta um metal bem forte quase bíblico a canção e destaco com uma das minhas preferidas do disco, me simpatizei pela combinação das guitarras e aborda temas sensíveis e pautas sociais convencionais. Com toda a certeza a canção deve estar na setlist do Programa Garimpo da Rádio Meteleco (https://meteleco.net) semanalmente exibido as 16hs de segundas as sextas-feiras.

Não tenho simpatia com cobras, alguns clipes e reproduções do disco mostram a presença de uma delas, a capa bastante majestosa, quase imperial, fazendo uma alusão ao título do disco.

Concluindo as impressões deste disco ainda temos na sequência a canção “Modesty” uma canção que me deixou conflitante com uma experiência quase lúdica e depressiva ao mesmo tempo, talvez a majestosidade se deve exclusivamente por isso, quase uma batalha épica nas terras nórdicas, a lembrança vem aguda na mente.

Agora confesso que a melhor canção do disco e que mostra toda a essência da banda está aqui em “Dissident” essa, sem dúvida, deixou a marca registrada como a melhor do álbum, esse baixo tocando de forma perfeita deram um peso extraordinário na música, uma combinação contrastando com a guitarra e a bateria. Só posso dizer que é excelente.

Concluindo como “Fortune” a última longa canção de mais de cinco minutos tem um som mais seco e sem combinação de melodia e ritmo progressivo, tem um desfecho aparentemente mais cansativo.

Conheça mais sobre esse trabalho com os seguintes temas relacionados:

Essas são as minhas ligeiras impressões para esse grande disco da banda Soen, vamos ver alguns dos clipes logo abaixo na publicação.

Acesse os canais de mídia: Instagram: @soenmusic

*Rafael S. de Oliveira – Mórmon/SUD – Com oficio de Elder, Diretor de Assuntos Públicos e Especialista de Bem Estar, membro da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias. Vice-Presidente – O Observatório: Associação de Controle Social e Políticas Públicas da Zona Oeste de SP (mandato 2020-2023). Técnico em Políticas Públicas pelo PSDB (Partido da Social Democracia do Brasil), Engenheiro de Produção e ex-gestor por 3 grandes empresas (Luft Logistics, IGO SP e TCI BPO). Apresentador e Produtor pela Rádio Meteleco.Net (Programa Garimpo) e Colunista no Jornal Cotia Agora (Caderno de Música, Discos, Experiencias e Cultura).