‘Cotia Das Antigas’ com Marcos Martinez. Jornal da Cidade: Morro Grande, presságio do fim

Cotia teve sua própria empresa de tratamento de água e esgoto, a Saaec, substituída pela Sabesp no final da década de 70.

O Morro Grande era a principal referência turística de Cotia. Aos finais de semana, milhares de pessoas de São Paulo e cidades circunvizinhas frequentavam as piscinas, mini-zoológico e jardins em torno da estrutura do tratamento de águas do DAE (Departamento de Águas e Esgotos).

O Morro Grande tem um lindo campo de futebol, onde foi gravado o filme do Pelé. O centro recreativo tinha bailinhos e cinema. Com a chegada da Sabesp, toda esta recreação foi proibida o uso pela comunidade local. O que restou deste Morro Grande turístico, somente a lembrança.

Matéria publicada no Jornal Cidade no dia 1º de agosto de 1980.

*Marcos Martinez é escritor e formado em História; atuou na Secretaria da Educação de Cotia de 2000 a 2008. Atualmente presta trabalho na Fundação Gentil, na elaboração e implantação de projetos educacionais para o ensino fundamental. Escreveu os livros Memória & imagem e Hospital de Cotia: um símbolo. Escreve mensalmente no Jornal Cotia Agora.