E-Título só poderá ser baixado até sábado, véspera das eleições

Os eleitores brasileiros têm a possibilidade votar neste ano com o e-Título, aplicativo que pode substituir a versão física do título de eleitor (acompanhado por um documento oficial, com foto, caso não tenha feito a biometria). Porém, o TSE- Tribunal Superior Eleitoral anunciou que versão digital do documento só poderá ser baixada e atualizada até o dia 1° de outubro, um dia antes do primeiro turno.

O aplicativo e-Título estará suspenso no dia 2 de outubro, quando ocorrem as eleições de 2022. A emissão do documento voltará a estar disponível no dia 3, de olho na votação do segundo turno.

Em um eventual segundo turno, marcado para 30 de outubro, a regra é a mesma: só será possível tirar a via digital do título até a véspera, ou seja, 29 de outubro.

A tecnologia é gratuita, está em funcionamento desde 2018 e permite a obtenção da via digital do título de eleitor, além de consultas ao local de votação, pedido de justificativa de ausência, emissão de certidão de quitação eleitoral e nada consta criminal, entre outros serviços.

“O e-Título substitui o documento em papel e pode ser utilizado como identificação, desde que atualizado e com foto. Por isso, é importante se organizar e não deixar tudo para a última hora. Faça o download do e-Título no celular ou tablet. O aplicativo funciona nos sistemas Android e iOS e pode ser baixado na App Store e na Google Play”, informou ainda o TSE.

Da Gazeta de SP