Família denuncia mal atendimento e negligência no Hospital de Cotia. Secretaria da Saúde nega

Uma leitora do Jornal Cotia Agora enviou sua indignação em relação ao atendimento do Hospital Regional de Cotia, onde conta que seu irmão sofreu acidente de moto e após ser liberado do atendimento, teve que ser internado novamente. A Secretaria Estadual de Saúde nega que o atendimento foi negligenciado. Veja a reclamação e logo abaixo a resposta da Secretaria:

Quero fazer uma denúncia aqui contra o Hospital Regional de Cotia. Meu irmão, M.P.P., se acidentou de moto na segunda-feira, dia 15 de abril, o Samu fez o socorro para o Hospital de Cotia e chegando lá o hospital estava sem energia. Ele ficou aguardando 5 horas para realizar um raio-X, que foi somente isso que a médica solicitou. Em seguida, deu alta para ele, porque o hospital estava lotado, alegando que ele estava apenas com duas costelas quebradas e não tinha necessidade de ficar internado e nem fazer cirurgia. Até aí ok, mas falei para a médica que ele caiu sozinho e não lembrava como caiu e os meninos que pararam para socorrer, viram ele caindo na moto até bater na guia, mas ela não pediu nem uma tomografia e na sexta-feira, 19 de abril, fomos com ele novamente no Hospital. A mesma médica atendeu e estranhou como ele estava e por negligência da própria, meu irmão hoje se encontra na UTI porque teve um derrame pleural em cima da moto, caiu quebrando a costela e afetando o fígado. Dou a dica: quando vieram para o Hospital de Cotia fiquem em cima para fazer todos os exames. Graças a Deus conseguimos trazer ele de volta a tempo ao hospital, mas poderia ter acontecido algo muito pior por negligência da médica não fazer os exames necessários que se pede para um acidente. Tem que ter Justiça, chega de negligência médica, chega de médicos despreparados, isso pode levar uma vida a óbito por falta de comprometimento. Na terça, o estado de saúde do meu irmão piorou”.

Resposta da Secretaria de Saúde:

O Hospital Regional de Cotia informa que o paciente M.P.P. deu entrada na unidade no último dia 15, e foi prontamente atendido pela equipe de emergência, que realizou exame de Raio-X para avaliação clínica, em que foi constatada fratura de costela sem derrame pleural ou pneumotórax. O paciente foi medicado com analgésico e recebeu alta com orientações para cuidado e curativos domiciliar, além de ter sido instruído para retornar à unidade em caso de qualquer novo sintoma.

No dia 19, ele retornou à unidade, que de acordo com os novos relatos, realizou tomografia de abdome e pelve, em que foi constatada lesão hepática e hemotórax. Ele foi imediatamente levado para observação em UTI, onde permanece internado em estado estável, sendo acompanhado constantemente por equipe multidisciplinar. Na terça-feira (24), ele repetiu o exame de tomografia, tendo sido indicada a Laparotomia Exploratória para avaliação da alteração hepática e drenagem pleural.