Coluna de Rafael Oliveira: Def Leppard e o disco chato Diamond’s Star Halos

Mais uma banda do hard rock que quero dar espaço nesse canal é o Def Leppard que por muitas vezes foi esquecida e nossa resenha de hoje é pelo disco “Diamond Star Halos”.

Como diz o garimpeiro é tudo na “ponta da agulha”, hoje vamos aproveitar um pouco para falar sobre esse disco apreciado faixa a faixa e já vamos começando com a canção “Take What You Want” o bom e velho “hardão” de uma banda setentista aqui para você gostar, ela abre o disco e por sinal possui todas as características e elementos do estilo, notável as duas guitarras e os refrões marcantes.

A banda formada por Joe Elliott (vocais), Phil Collen (guitarra), Vivian Campbell (guitarra), Rick Savage (baixo) e Rick Allen (bateria), grupo que inclusive mantêm vivo o valor das canções do estilo e sempre se deixam evoluir pelo tempo.
A segunda faixa “Kick” carregada de “backing vocal”, estilos mais limpos, guitarras bem alinhadas e preparadas no que houve de melhor do disco e segue assim até a terceira faixa do disco “Fire It Up”.

O vocalista Elliott dessa vez precisa trabalhar de forma mais limpa possível e linear, sem seus poderosos timbres do passado, usando também o “backing vocal” dos colegas para manter o bom efeito do disco.
A quarta faixa “This Guitar” é mais romântica e tem a presença de um duplo vocal (Alice Krauss) que torna a coisa mais interessante e contrasta com a voz do vocalista, um ritmo mais lento e solos mais longos de guitarra.

O disco toca rápido e já estamos na quinta faixa com a canção “SOS Emergency” e a tentativa de emplacar aqueles “Oooooh”, “aaaaaah” que joga para a multidão nos shows a responsabilidade de puxar o coro na hora certa, o estilo do hard rock em shows para lotar arenas e estádios.
A sexta faixa eu notei um certo toque que se assemelham a violão e música para tocar em volta de fogueira na praia – “Liquid Dust” os mesmos elementos estão presentes na canção a seguir “U Rock Mi” me lembrou um pouco os estilos do grunge e do rock alternativo.
Uma canção de surpreendeu pela qualidade e que de certa forma combinou os tons acústicos com lirismo e quase orquestral foi “Goodbye For Good This Time” um som experimental para a banda.

No entanto “All We Need” deixa mais da metade do disco para trás e sem nenhuma grande canção agitada o suficiente, o disco se torna cansativo e longo demais.
Não empolga o disco até o momento.
A faixa “Open Your Eyes” e “Gimme a Kiss” apelam para o classismo do hard rock, e as velhas técnicas de sempre, a qualidade do álbum vai até o chão com “Angels” (Can’t Help You Now) um melodrama bem chato e inquietante.

Está difícil escolher uma canção de destaque do disco.
O estilo rock alternativo volta ao disco com “Lifeless” e com participação em mais uma música por Alison Krauss.
A artificialidade da bateria pode ser notada na faixa – “Unbreakable”, quase pouco foi tocada e ficou totalmente estranha, como aqueles clássicos dos anos 80.
Para não dizer que não houve escolha para a setlist eu fico com a segunda faixa do disco que inclusive possui um clipe bacana no You Tube – “Fire It Up” deixo essa para o Programa Garimpo da Rádio Meteleco – https://meteleco.net – semanalmente exibido as 16hs de segundas as sextas-feiras.

O melhor é nem perder tempo na tentativa de digerir “Diamond Star Halos”, o novo álbum dos ingleses, pois os acenos a um passado há muito esquecido são quase nulos. Retrô mesmo só a música de trabalho “Kick”, que bebe na fonte de “Addicted to Love”, medalhão oitentista do cantor Robert Palmer.

Conheça mais sobre esse trabalho com os seguintes temas relacionados:

Vamos ao disco:

Acesse os canais de mídia – Instagram: @defleppard

*Rafael S. de Oliveira – Mórmon/SUD – Com oficio de Elder, Diretor de Assuntos Públicos e Especialista de Bem Estar, membro da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias. Vice-Presidente – O Observatório: Associação de Controle Social e Políticas Públicas da Zona Oeste de SP (mandato 2020-2023). Técnico em Políticas Públicas pelo PSDB (Partido da Social Democracia do Brasil), Engenheiro de Produção e ex-gestor por 3 grandes empresas (Luft Logistics, IGO SP e TCI BPO). Apresentador e Produtor pela Rádio Meteleco.Net (Programa Garimpo) e Colunista no Jornal Cotia Agora (Caderno de Música, Discos, Experiencias e Cultura)